Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Doenças que envolvem a pelura direta ou indiretamente em acumulo de liquido pleural. Uma vez diagnosticado o derrame pleural (DP), deve-se tentar definir a sua etiologia. A aparência do DP pode ser útil para guiar possíveis diagnósticos. Segundo os critérios de Light, um dos critérios abaixo já indica um exsudato, exceto:

A
Proteína do liquido pleural / proteína sérica > 0,5.
B
Celularidade do DP com predomínio de polimorfonucleares > 50%.
C
Dehidrogenase láctica (DHL) pleural /DHL sérico > 0,6.
D
DHL liquido pleural >2/3 do limite superior sérico.
E
Albumina sérica / albumina do liquido pleural < 1,2 g/dl.
Com relação às hérnias inguinais assinale a alternativa INCORRETA:
Atualmente existem vacinas conjugadas para quais agentes:
Uma mulher de 55 anos de idade é levada ao pronto-socorro com história de aumento progressivo do abdome nos últimos 6 meses e, há 2 dias, iniciou com confusão mental e sonolência. Tem antecedente de tabagismo e etilismo nos últimos 20 anos. Exame físico: confusa, desorientada e sem déficit motor. A temperatura axilar é de 36,8°C, pulso de 80 bpm e PA de 110X70mmHg. Abdome difusamente doloroso com ruídos hidroaéreos ausentes, ascite importante e esplenomegalia. Auscultura cardiopulmonar normal. Os exames de sangue mostram hemoglobina de 9,5 g/dL, 2.500 leucócitos/mm³, 65.000 plaquetas/mm³, sódio 132mEq/L, potássio de 4,1mEq/L, creatinina de 1,2mg/dL, amílase 80mg/dL, glicemia de 98mg/dL, albumina de 2,5g/dL. A análise do líquido ascítico mostrou 1000 células/mm³, sendo 60% de neutrófilos e 40% de linfócitos e albumina de 0,5g/dL. Qual a conduta?
Paciente de 68 anos de idade, sexo feminino, procura pronto-socorro com relato de dor em fossa ilíaca esquerda com irradiação para as costas. Ao exame apresenta PA de 140X90mmHg, FC 120, temperatura axilar 38,2°C e abdome com dolorimento e defesa muscular voluntária no quadrante inferior esquerdo com plastrão palpável. Qual a melhor abordagem diagnóstica?
Compartilhar