Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Doenças sexualmente transmissíveis e infecções geniturinárias são causas frequentes de procura por consultas ginecológicas. Acerca dessa patologia, assinale a opção correta.

A
A vaginose bacteriana é uma das formas mais frequentes de vaginite e costuma cursar com pH vaginal menor que 4,5, oscilando entre 3,2 e 4,0.
B
Na gravidez, ocorre aumento do pH vaginal e melhora da imunidade local, levando a menos incidência de candidíase vaginal.
C
A avaliação de secreções vaginais e endocervicais é fundamental no diagnóstico de doença inflamatória pélvica. Após o diagnóstico, é mandatória a internação hospitalar, porque esquemas de tratamento ambulatoriais não mostram efetividade.
D
A úlcera genital indolor, não acompanhada por linfadenopatia inguinal, é ocasionada provavelmente pelo Treponema pallidum.
E
As verrugas genitais externas são manifestações de infecção por papilomavirus humano e a laserterapia apresenta melhor eficácia e menor risco de recorrência quando acompanhada com outras modalidades terapêuticas.
Uma paciente do sexo feminino, de 30 anos, refere um início há cerca de dois anos de dor generalizada. Refere que o início foi insidioso, com dores inicialmente na região cervical, que se estenderam para todo o corpo. Refere que no mesmo período iniciou com insônia inicial, sono não reparador e um cansaço generalizado, mal-definido. Nega rigidez matinal. Ao exame físico, o estado geral é bom, com dados vitais normais, sem evidência de sinovite ou fraqueza muscular objetiva. A palpação da musculatura revelou vários pontos de hipersensibilidade dolorosa. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Sobre a trombose venosa cerebral (TVC), é correto afirmar:
Assinale a alternativa correta em relação à cefaleia na sala de emergência.
Sobre a cefaleia da hemorragia subaracnoideia, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) É diferenciada das demais devido a faixa etária dos pacientes. ( ) Precisa de punção lombar para diagnóstico. ( ) Deve ser lembrada nos casos graves de comprometimento da consciência. ( ) Se acompanhada de crise álgica importante, determina pior prognóstico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Compartilhar