Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Dois dias após o parto, houve aparecimento de febre e vesículas distribuídas por todo o corpo. Na paciente em questão foi diagnosticado varicela. A conduta ideal em relação ao recém-nascido é:

A
Suspender definitivamente o AM (Aleitamento Materno).
B
Aplicar a vacina antivaricela.
C
Suspender temporariamente o AM e aplicar a imunoglobulina hiperimune varicela-zóster, dar LM pasteurizado de banco de leite no copinho.
D
Oferecer fórmula láctea até a cura da mãe.
E
Manter a amamentação normalmente.
No tratamento dos pacientes cardíacos deprimidos, dos antidepressivos a seguir, está mais indicado:
Um paciente de 35 anos de idade, hepatopata, refere tumoração gigante na região inguinal direita. Foi indicado tratamento cirúrgico e achada uma hérnia inguinal por deslizamento, contendo cólon direito e íleo terminal. Foi então submetido a correção cirúrgica de hérnia inguinal e colectomia direita, com abordagem pela incisão em região inguinal direita. Evoluiu no pósoperatório com instabilidade hemodinâmica, aumento de volume na bolsa escrotal e aumento de volume abdominal. Qual das condutas apresentadas abaixo deve ser tomada?
Um menino de 3 anos é trazido à Emergência pelos pais devido à piora na tosse, iniciada há alguns dias. Sua tosse passou a ser acompanhada de secreção espessa em grande quantidade no dia de hoje. Os pais negam contato com outras crianças doentes. Sua temperatura é 39°C e nota-se estridor inspiratório, além de tiragens. Uma radiografia simples da região cervical com incidência para partes moles mostra edema subglótico. Qual o próximo passo na conduta desse paciente?
Gabriel, 30 anos, procura a Unidade de Saúde da Família com queixa de hiperemia conjuntival, dor ocular, náuseas e cefaleia. Ao exame nota-se injeção ciliar, edema de córnea, pupila em discreta midríase paralítica. Qual o diagnóstico de Gabriel?
Compartilhar