Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Dona Elsa faz seu tratamento de hipertensão há muitos anos na unidade de saúde da família onde você trabalha. Hoje, você irá consultar o seu filho Marcelo que acaba de chegar à cidade. Marcelo tem 40 anos e descobriu há 3 meses ser hipertenso. Ao exame, está com níveis pressóricos elevados, apesar do uso correto da medicação, e sobrepeso. Ele refere que sempre fica nervoso quando vai ao médico. Você o orienta a, EXCETO:

A
Investigar a síndrome do avental branco e pede o MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).
B
Investiga Hipertensão secundária visto o início súbito da hipertensão antes dos 55 anos de idade e a história familiar.
C
Solicita alguns exames complementares como creatinina sérica, potássio sérico, lipidograma, sedimentocospia urinária e eletrocardiograma.
D
Recomenda dieta com restrição calórica e de sódio.
E
Orienta a prática regular de exercício físico para controle pressórico e redução de peso.
Qual dos seguintes tratamentos é mais apropriado para fenômeno de Raynaud severo com isquemia digital?
Paciente de 55 anos, masculino, hipertenso, diabético e tabagista. Procurou a emergência com dor precordial contínua por 60 minutos sem irradiação ou outros sintomas. Chegou ao pronto-socorro uma hora após o término da dor. A CKMB e troponina coletadas na chegada ao pronto-socorro encontravam-se normais. Eletrocardiograma com alterações da repolarização ventricular de V1 a V6. Marque a alternativa correta:
A sífilis congênita mantém-se como um importante problema de saúde pública: no Município de Fortaleza, apesar da subnotificação, aproximadamente 200 casos em média vêm sendo notificados nos anos de 2005 e 2006 (dados preliminares). Em relação à sífilis congênita, pode-se afirmar que:
São critérios diagnósticos de Lupus eritematoso sistêmico quanto à doença renal:
Compartilhar