Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Dona Elsa faz seu tratamento de hipertensão há muitos anos na unidade de saúde da família onde você trabalha. Hoje, você irá consultar o seu filho Marcelo que acaba de chegar à cidade. Marcelo tem 40 anos e descobriu há 3 meses ser hipertenso. Ao exame, está com níveis pressóricos elevados, apesar do uso correto da medicação, e sobrepeso. Ele refere que sempre fica nervoso quando vai ao médico. Você o orienta a, EXCETO:

A
Investigar a síndrome do avental branco e pede o MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).
B
Investiga Hipertensão secundária visto o início súbito da hipertensão antes dos 55 anos de idade e a história familiar.
C
Solicita alguns exames complementares como creatinina sérica, potássio sérico, lipidograma, sedimentocospia urinária e eletrocardiograma.
D
Recomenda dieta com restrição calórica e de sódio.
E
Orienta a prática regular de exercício físico para controle pressórico e redução de peso.
Paciente 50 anos procura urologista com dúvidas sobre neoplasia de próstata. Marque a alternativa correta a respeito deste assunto:
Mulher, 34 anos de idade e companheiro de 38 anos de idade, com infertilidade conjugal há 5 anos. Propedêutica feminina normal, e espermograma em 2 amostras com oligoastenozoospermia e com 8.000.000 de espermatozoides recuperados após capacitação. O tratamento desse casal é:
Sobre o tema arritmias cardíacas, assinale a alternativa correta:
Paciente do sexo masculino com 25 anos de idade e diabético deu entrada no serviço de pronto atendimento com queixas de dor abdominal, febre e vômitos há 48 horas. Ao exame físico, o paciente estava desidratado. Considerando esse caso clínico, julgue o seguinte item: Caso este paciente apresente hipopotassemia, a reposição não deverá exceder a 40 mEq/hora, e o paciente deverá estar com monitorização eletrocardiográfica.
Compartilhar