Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Dona Maria de Fátima, 33 anos, solteira, diarista, sabidamente asmática, procurou o acolhimento da Unidade de Saúde da Família sem alterações no estado geral e no estado mental, com dispneia moderada, taquipneica, presença de sibilos difusos, com frequência cardíaca igual a 120 bpm, não conseguindo falar frases completas. Qual a classificação da crise de asma de Dona Maria de Fátima?

A
Leve.
B
Moderada.
C
Grave.
D
Muito Grave.
Recém-nascido a termo, com 40 horas de vida apresentou vômitos biliosos e distensão de abdome superior. Eliminou mecônio nas primeiras 24h de vida. Genitora com ultrassonografia gestacional mostrando polidrâmnio. Diante desse paciente, assinale a alternativa CORRETA.
Com relação ao comportamento clínico e patogenético da paracoccidioidomicose, é ERRADO afirmar:
Paciente de 73 anos internou no hospital escola com quadro de pancreatite aguda. Depois das medidas clínicas preliminares, foi submetido a exames de sangue e imagem. A tomografia mostrou pâncreas de limites heterogêneos com borramento da gordura peripancreática. A amilase estava na ordem de 2000 UI/dl. Após melhora importante do quadro clínico, doze dias depois do internamento, a amilase permanecia alterada, na ordem de 1200 UI/dl. Qual das alternativas abaixo contempla a principal suspeita diagnóstica neste paciente, neste último momento?
Um recém-nascido acaba de nascer com gastrosquise e vai ser operado dentro das próximas 24 horas. Na conversa com o neonatologista é correto afirmar que:
Compartilhar