Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Neurologia

Dorival, 68 anos, em pré-operatório de carcinoma bem diferenciado localizado no colo esquerdo. História de colonoscopia há dez anos, com remoção de pólipo de 1 cm de diâmetro. Seu irmão mais velho foi operado de câncer no colo aos 80 anos. Tem história prévia de trombose venosa profunda fêmoro-poplítea direita há 10 anos após fratura de ossos de perna e imobilização com aparelho gessado. O ecodoppler venoso recente mostra total recanalização do sistema venoso profundo direito, com discreto refluxo na veia femoral superficial. A heparina de baixo peso molecular devera ser utilizada em dose:

A
profilática após o procedimento cirúrgico e manutenção por 24 horas
B
plena 12 horas antes do procedimento cirúrgico até alta hospitalar
C
plena 12 horas após o procedimento cirúrgico até deambulação
D
profilática 12 horas antes do procedimento cirúrgico e a cada 24 horas até deambulação
Julgue o item a seguir, acerca de traumatismos toracoabdominais e geniturinários. Traumas do trato geniturinário estão comumente associados com fraturas pélvicas nos pacientes politraumatizados. Nesses casos, as lesões de bexiga ocorrem com maior frequência em sua porção extraperitoneal e devem ser tratadas por sutura primária, mantendo-se a sonda vesical, após o reparo, por pelo menos sete dias.
Um paciente de quarenta anos de idade procurou atendimento médico queixando-se de sonolência diurna que, de acordo com o relato, estaria mais intensa nos últimos seis meses. O paciente relatou que, apesar de dormir cerca de oito horas por noite, tem acordado com a sensação de não estar de todo descansado. A esposa do paciente informou que ele ronca muito durante a noite e que, em alguns momentos, pára de respirar e acorda bruscamente. No exame físico, o paciente se apresentou sem alteração digna de nota. A respeito desse caso clínico, julgue o próximo item: A possibilidade de o paciente, nesse caso, apresentar hipertrofia de amígdalas e (ou) da adenoide deve ser investigada.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil tem uma estimativa de 70,42 novos casos de Câncer de próstata para cada 100.000 homens no ano de 2014. Qual a resposta CORRETA sobre esta neoplasia?
Homem de 64 anos encaminhado ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) com disúria, jato fraco e dor perineal contínua importante há quatro dias. O exame de urina tipo 1 revelou a presença de leucócitos > 100.000/campo. Proteinúria (-) e ausência de hemácias. O hemograma apresentou: Hb = 13,8 g/dl; HT = 41%; leucócitos = 13.100 mm³; neutrófilos = 77 (bastonetes 8%). O valor do PSA sérico foi de 48 ng/ml (colhido no mesmo momento da urina tipo 1). Qual a melhor conduta dentre as alternativas abaixo?
Compartilhar