Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Neurologia

Dorival, 68 anos, em pré-operatório de carcinoma bem diferenciado localizado no colo esquerdo. História de colonoscopia há dez anos, com remoção de pólipo de 1 cm de diâmetro. Seu irmão mais velho foi operado de câncer no colo aos 80 anos. Tem história prévia de trombose venosa profunda femoropoplítea direita há 10 anos após fratura de ossos de perna e imobilização com aparelho gessado. O ecodoppler venoso recente mostra total recanalização do sistema venoso profundo direito, com discreto refluxo na veia femoral superficial. De acordo com as características do câncer colônico de Dorival pode-se afirmar que:

A
existem critérios para se considerar câncer colorretal hereditário não polipoide (síndrome de Lynch)
B
o diagnóstico histológico provável da lesão ressecada no passado é pólipo hiperplásico
C
o quadro é sugestivo de polipose adenomatosa familiar
D
poderá ser encontrado tecido adenomatoso residual junto ao tumor do cólon, confirmando a sequência adenoma-carcinoma.
Marque a que não constitui contraindicação absoluta para a terapia de reposição hormonal-TRH no climatério:
No acolhimento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), chegou uma mulher de 47 anos, trêmula, com tontura, sudorética, com palidez perioral, náusea e sensação de urgência evacuatória. Apresenta taquicardia e taquipneia, porém, o restante dos sinais vitais está sem alteração. O diagnóstico mais provável é ansiedade. Diante do caso a conduta médica deve ser: I . encaminhar o paciente ao psiquiatra. II . prescrever tratamento farmacológico inicial. III . solicitar exames para tranquilizar a paciente. IV . avaliar a correlação dos sintomas como desencadeante para o quadro clínico. Quais estão corretas?
Você é chamado para investigar um surto de diarreia aguda em uma creche. Qual o agente etiológico mais provável nessa condição?
Em uma situação em que não há disponibilidade de ultrassonografia, uma mulher apresentou- se ao Médico de Família e Comunidade com dor pélvica, mas sem sinais de irritação peritoneal. Qual dos grupos de achados abaixo apoiaria integralmente o diagnóstico de doença inflamatória pélvica aguda?
Compartilhar