Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Dos itens abaixo em relação à falha do controle radioterápico dos tumores, assinale a alternativa CORRETA:

A
Classificação Histológica do Tumor.
B
Tamanho da Lesão.
C
Fatores relacionados ao paciente.
D
Hipoxia das Células tumorais.
E
Todas acima.
Julgue os itens subsequentes, relativos à fisiologia reprodutiva. I- O hipotálamo é uma pequena estrutura neural situada na base do encéfalo, acima do quiasma óptico e abaixo do terceiro ventrículo. II- Apesar de inúmeras conexões neurológicas com a hipófise. O hipotálamo é uma estrutura isolada no sistema nervoso central e suas principais funções reguladoras ocorrem por meio de ação retroativa sobre o próprio hipotálamo, em feedback de alça curta. III- Do ponto de vista estrutural, a adeno-hipófise é similar à hipófise posterior ambas são derivadas embriologicamente do ectoderma epidérmico. IV- Os principais hormônios secretados pela adeno-hipófise são: FSH, LH, TSH, ACTH, GH e prolactina. V- Os principais hormônios secretados pela hipófise posterior são ocitocina e inibina. Estão certos apenas os itens:
No que diz respeito à sistematização da reanimação neonatal, julgue os seguintes itens de acordo com as normas do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. I- Toda criança que nascer sem respirar deve ser considerada em apneia primária e receber oxigênio inalatório como medida terapêutica. II- As medidas iniciais são: prover calor e posicionar o recém-nascido em decúbito dorsal sob leve declive e estender levemente o pescoço. Depois, aspirar vias aéreas, se necessário. III- Todo recém-nascido que nascer em apneia e envolto em líquido meconial deve ser imediatamente aspirado por meio de tubo orotraqueal. IV- Considerando que uma criança, ao nascer, respire regularmente, apresente frequência cardíaca de 140 bpm e tenha cianose de extremidades nos primeiros 20 segundos de vida, o médico deverá administrar oxigênio a 100% por via inalatória até desaparecer a cianose. V- A ventilação com balão autoinflável, máscara e oxigênio a 100%, se usada adequadamente, consegue resolver menos da metade dos casos em que é necessário reanimar um neonato na sala de parto. A quantidade de itens certos é igual a:
As alternativas abaixo contêm apenas anemias classicamente microcíticas, exceto:
Trombofilia é um estado adquirido ou hereditário, que altera os mecanismos normais de hemostasia, predispondo o indivíduo à ocorrência de trombose venosa ou arterial. Qual alternativa abaixo contém apenas exames que podem ser solicitados na investigação das trombofilias, na vigência da trombose ou em anticoagulação, sem sofrer interferência na acurácia dos resultados?
Compartilhar