Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Dos itens abaixo em relação à falha do controle radioterápico dos tumores, assinale a alternativa CORRETA:

A
Classificação Histológica do Tumor.
B
Tamanho da Lesão.
C
Fatores relacionados ao paciente.
D
Hipoxia das Células tumorais.
E
Todas acima.
Homem de 76 anos de idade, sem queixas urinárias, fez exame de rotina, constatando-se PSA = 4,1 ng/ml (normal até 2,5 ng/ml). Toque prostático revelou próstata amolecida, sem nódulos e biópsia prostática comprovou a presença de adenocarcinoma local, escore de Gleason 3+3. Estudo de ressonância multiparamétrica de pélvis e cintilografia óssea revelaram-se normais. Em relação a este caso, podemos afirmar que:
Lesões de bexiga extraperitoneais causadas por traumatismos abdominais fechados de bacia, sem outras lesões abdominais associadas, são idealmente tratadas:
Dois pacientes com sequela de trauma raquimedular ocorrido há mais de dois anos se encontram na recepção do Ambulatório de Neuro-urologia e conversam sobre os tratamentos que estão realizando. O primeiro foi vítima de capotamento automobilístico e sofreu lesão medular no nível C2 a C4. Já o segundo, foi vítima de esmagamento e sofreu lesão no nível S2 a S4. Qual o padrão provável de contratilidade da musculatura detrusora esperado no primeiro e no segundo paciente, respectivamente?
Após a correção de um aneurisma da aorta abdominal pela técnica endovascular, verificou-se no controle, em uma sequência de tomografias computadorizadas de abdome, que os diâmetros anteroposterior e laterolateral do saco aneurismático haviam aumentado progressivamente, passando de 5,5 cm para 6,8 cm. Observou-se ainda a integridade da endoprótese e a patência da artéria mesentérica inferior e de dois pares de artérias lombares. Qual o tipo de endoleak observado?
Compartilhar