Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Cardiologia

Reumatologia

Drª Rebeca recebe no seu ambulatório de pré-natal de alto risco a paciente Rosa, de 33 anos, portadora de lúpus eritematoso sistêmico, com idade gestacional de 20 semanas, Gesta IV/0, III abortos espontâneos. Ela trouxe resultados de exames que revelaram a presença de anticorpos antiSSA/RO e antiSSB/LA. O feto de Rosa poderá apresentar as alterações de:

A
meningomielocele e luxação congênita do quadril.
B
atresia de esôfago e hepatoesplenomegalia.
C
bloqueio cardíaco congênito e miocardite.
D
agenesia renal e hepatoesplenomegalia.
A terapêutica inicial de escolha para sangramento agudo de varizes esofágicas em pacientes com cirrose alcoólica é:
Juliana, 22 anos, solteira, procurou seu médico de família com o exame HCG positivo no dia 10 de outubro de 2008. Relatou que a data de sua última menstruação foi em 25/7/2008. Juliana é mãe de Davi, fruto de um relacionamento passado com Pedro. Vive com sua mãe (Dona Dora), seu pai (Sr. Francisco Eugênio) e 3 irmãs mais jovens solteiras. Estudou até a sétima série, tendo abandonado os estudos para trabalhar em “casa de família”. Relata que a vida em casa está difícil, pois Sr. Francisco é etilista pesado e, apesar de haver períodos raros em que a dinâmica familiar é satisfatória e competente, aqueles disfuncionais e insatisfatórios tendem a prevalecer. Após essa primeira consulta de Juliana, o médico de família solicitou os exames complementares. Assinale a alternativa que contém os exames laboratoriais que devem ser solicitados na primeira consulta de pré-natal:
O organismo materno sofre mudanças anatômicas e funcionais durante a gravidez, com o objetivo de redefinir um novo equilíbrio adaptativo para a presença do feto em desenvolvimento.Constituem modificações gravídicas gerais do organismo materno, observa-se:
Pré-escolar de 6 anos de idade, chega em consultório com lesão de trajeto linear e sinuoso na região da nádega, com prurido moderado. Mãe relata ter notado lesão uma semana após regressarem da praia. Baseado no diagnóstico mais provável, o tratamento é com:
Compartilhar