Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Duas semanas após a realização de uma colecistectomia laparoscópica, uma paciente de 30 anos apresenta-se ictérica. O exame ultrassonográfico do abdome revela leve dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas com imagem ecogênica produzindo sombra acústica localizada no colédoco distal. A melhor conduta nesse caso é:

A
Reoperação por videolaparoscopia
B
Reoperação por laparotomia
C
CPRE com papilotomia endoscópica
D
Biópsia
A fratura do joelho com luxação posterior está mais comumente associada à lesão da artéria:
Pacientes submetidos à Gastroplastia à Fobi-Capella que apresenta no pós-operatório recente ou tardio, sintomas pós-prandial de sensação de mal-estar com fraqueza, náuseas, desconforto epigástrico, taquiesfigmia, taquicardia, eructações e fogachos, acompanhados ou não de vômitos e/ou alterações da função intestinal, apresentam como principal complicação:
Homem de 45 anos de idade, tabagista, foi submetido há 6 horas à gastrectomia subtotal devido à úlcera péptica crônica e perfurada. A operação transcorreu sem intercorrência. No primeiro dia de pós-operatório apresentou febre = 38°C, taquicardia e dispneia. Ao exame pulmonar, apresentava roncos bilaterais e diminuição de murmúrio vesicular na base esquerda. O quadro respiratório e os achados ao exame pulmonar são decorrentes de:
Um motociclista sofreu fratura exposta de fêmur. O membro está pálido e com cianose dos dedos. Não se palpa pulso distal. Assinale a conduta mais apropriada:
Compartilhar