Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Durante a avaliação inicial de um paciente vítima de trauma penetrante no tórax, a melhor maneira de diferenciar o pneumotórax hipertensivo do tamponamento cardíaco é através de:

A
Radiografia de tórax.
B
Pericardiocentese.
C
Drenagem torácica.
D
TC de tórax.
E
Exame físico.
Paciente de 40 anos, com distúrbio progressivo de deglutição há 1 ano, fez manometria de esôfago com detecção de aperistalse de corpo esofagiano e hipertonia de esfíncter inferior de esôfago. O diagnóstico provável é:
O reparo endovascular do aneurisma de aorta tem sido cada vez mais realizado se comparando à cirurgia convencional. A complicação mais comum após o tratamento endovascular do aneurisma de aorta é:
Com base na premissa abaixo, responda a questão a seguir. Médicos socorristas, plantonistas de prontos-socorros ou mesmo qualquer clínico podem se defrontar em algum momento com situações psiquiátricas de emergência e precisarão fazer uma avaliação mínima para conseguir dar um encaminhamento adequado para aqueles quadros que necessitem de maiores cuidados. Ainda com relação ao tema suicídio, assinale a alternativa verdadeira.
Leia o caso abaixo para responder a questão a seguir. Não se espera que, em uma situação de emergência, seja feita uma anamnese e avaliação clínica pormenorizada. Todavia, um grave (e grosseiro) erro é não levar em consideração as queixas somáticas de um paciente psiquiátrico por prejulgar que ele não tem condições mentais de dizer o que, de fato, clinicamente, lhe ocorre. Diversas doenças clínicas podem se manifestar com alterações de comportamento ou no curso de uma doença mental. O vice-versa também é verdadeiro, ou seja, doenças mentais podem levar a problemas clínicos, p.ex.: um paciente psicótico que engole cacos de vidro e tem um sangramento digestivo. Tendo em vista esta mesma ideia, da relação entre enfermidades mentais e sinais e sintomas clínicos, a melhor relação entre as 2 colunas abaixo é? Coluna 1: 1- Paciente com alterações de ECG e eletrólitos e 25% (ou mais) abaixo do peso esperado. 2- Desconfiança, agitação, ansiedade, taquicardia, hipertensão ... infarto agudo do miocárdio. 3- Ereção peniana persistente seguida de dor. 4- Paciente psiquiátrico com hipertermia; rigidez muscular; instabilidade autônoma; sintomas parkinsonianos; estupor catatônico; sinais neurológicos; 10 a 30% de fatalidade; creatinina fosfolipase elevada. Coluna 2: A- Intoxicação por cocaína. B- Priapismo. Efeito adverso de algumas medicações psiquiátricas, em especial o antidepressivo Trazodona. C- Síndrome neuroléptica maligna. D- Pânico homossexual. E- Síndrome de Don Juan. F- Anorexia nervosa. G- Sintomas histéricos. Assinale a alternativa que indica a relação correta.
Compartilhar