Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Durante a consulta ambulatorial, um homem de 40 anos de idade relatou episódios recorrentes de dor intensa na região periorbitária direita, associados a hiperemia conjutival, lacrimejamento, rinorreia e ptose palpebral que também ocorrem no lado direito; esses eventos têm duração de uma hora (dois episódios diários, geralmente noturnos que acordam o paciente). Ele informou também que fica até duas semanas sem cefaleia.No exame clínico, constataram-se ptose palpebral, miose e ausência de sudorese na hemiface direita. Considerando as informações acima, julgue o item que se segue. Prednisona é o tratamento medicamentoso mais recomendado para cefaleia do paciente em questão, na dose de 60 mg/dia.

A
CERTO
B
ERRADO
Quais são as patologias que devem estar incluídas obrigatoriamente, seguindo as evidências científicas atuais, em todos os protocolos de triagem neonatal?
No paciente cirúrgico notam-se ansiedades relacionadas a: I) Dor e mutilação cirúrgicas. II) Possibilidades de cura total da doença. III) Transformações em seu corpo e em sua vida. Estão corretas as alternativas
São sinais de perigo ou gravidade nas pneumonias adquiridas na comunidade:
Um paciente do sexo masculino, de 5 anos, chega claudicando no pronto-socorro com uma história de dor em quadril esquerdo que se irradia para o joelho esquerdo há 2 dias. Mãe relata quadro de faringite viral duas semanas antes que se resolveu sem medicação. Ao exame físico, apresenta-se com o quadril esquerdo abduzido e flexionado, com dor à movimentação passiva. A velocidade de hemossedimentação é de 28 mm/h. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar