Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Durante a consulta ambulatorial, um homem de 40 anos de idade relatou episódios recorrentes de dor intensa na região periorbitária direita, associados a hiperemia conjutival, lacrimejamento, rinorreia e ptose palpebral que também ocorrem no lado direito; esses eventos têm duração de uma hora (dois episódios diários, geralmente noturnos que acordam o paciente). Ele informou também que fica até duas semanas sem cefaleia.No exame clínico, constataram-se ptose palpebral, miose e ausência de sudorese na hemiface direita. Considerando as informações acima, julgue o item que se segue. Prednisona é o tratamento medicamentoso mais recomendado para cefaleia do paciente em questão, na dose de 60 mg/dia.

A
CERTO
B
ERRADO
Qual é o indicador prognóstico mais importante do melanoma?
Gestante com história de uso contínuo de crack não sabe a idade gestacional e não realizou pré- natal. O recém-nascido nasce prematuro com insuficiência respiratória grave e o médico desconfia de que a causa desse quadro seja hérnia diafragmática congênita. Para confirmar sua suspeita, no raio X do recém-nascido, o médico deverá encontrar:
O diagnóstico precoce e a avaliação imediata do lactente com suspeita de atresia biliar são muito importantes para que o procedimento cirúrgico corretivo atinja taxa de sucesso elevada (90%). O nome da cirurgia e o momento de sua realização são, respectivamente:
Em relação aos aneurismas aórticos abdominais, marque a incorreta:
Compartilhar