Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Reumatologia

Durante consulta ambulatorial, um homem de 40 anos de idade relatou episódios recorrentes de dor intensa na região periorbitária direita, associados a hiperemia conjuntival, lacrimejamento, rinorreia e ptose palpebral que também ocorrem no lado direito; esses eventos têm duração de uma hora (dois episódios diários, geralmente noturnos e que acordam o paciente). Ele informou também que fica até duas semanas sem cefaleia. No exame clínico, constataram-se ptose palpebral, miose e ausência de sudorese na hemiface direita. Considerando as informações acima, julgue o item que se segue. A principal hipótese diagnóstica é cefaleia por arterite temporal (de células gigantes).

A
CERTO
B
ERRADO
No tratamento do glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), é INCORRETO afirmar:
Mulher idosa, comparece ao pronto-socorro com queixa de perda súbita da visão, tendo o quadro iniciado há algumas horas, não progressivo, estando no momento somente com percepção luminosa. Refere, também, dor ocular intensa de início concomitante a perda visual, com náuseas. Alega ser diabética controlada, nega outras patologias ou traumas. Ao exame, observa-se hiperemia difusa, com médio-midríase fixa e tensão ocular aumentada. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.
Sinal de dupla bolha:
O escopo da abordagem comunitária do médico de família foge do completo isolamento do consultório médico, envolvendo, também, ações de modificação do ambiente da comunidade, visando à promoção da qualidade de vida e à prevenção de doenças da população. Considerando esse contexto, Rafael, residente do 2º ano de medicina de família e comunidade, procurou auxílio da prefeitura para implantar um programa de incentivo à atividade física, na área geográfica de sua atuação, o qual incluía a revitalização da praça próxima ao posto, a implantação de academia ao ar livre e a pista de caminhada. Três vezes por semana, Rafael investia a 1ª hora de sua manhã organizando um grupo de caminhada e orientando a população na prática de exercícios físicos. Considerando a situação hipotética apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. O uso de protetor solar durante as caminhadas é prudente, sobretudo, em indivíduos com pele clara.
Compartilhar