Durante consulta ambulatorial, um homem de 40 anos de idade relatou episódios recorrentes de dor intensa na região periorbitária direita, associados a hiperemia conjutival, lacrimejamento, rinorreia e ptose palpebral que também ocorrem no lado direito; esses eventos têm duração de uma hora (dois episódios diários, geralmente noturnos e que acordam o paciente). Ele informou também que fica até duas semanas sem cefaleia.No exame clínico, constataram-se ptose palpebral, miose e ausência de sudorese na hemiface direita. Considerando as informações acima, julgue o item que se segue. As manifestações observadas no exame clínico desse paciente permitem o diagnóstico da síndrome de Horner.
A
CERTO
B
ERRADO
Outras questões
A ancilostomíase é uma parasitose intestinal causada por nematódeo, podendo levar nas formas graves a retardo no desenvolvimento físico e mental das crianças infectadas. Com relação a essa parasitose intestinal, julgue os itens a seguir. I - O agente etiológico é o Ascaris lumbricoides. II - Durante a migração da larva do parasito pelo pulmão, podem ocorrer hemorragia pulmonar e pneumonite. III - Complicação frequente é a anemia, que depende da intensidade da infestação. IV - O tratamento de escolha dessa parasitose é o ivermectin.
A doença de Chagas, enfermidade de caráter endêmico e com ampla distribuição no território nacional, volta a surpreender as autoridades sanitárias com a recente descoberta de casos agudos da doença. A respeito dessa doença, julgue os itens a seguir: I - A principal forma de transmissão da doença é através da corrente sanguínea, com a inoculação do parasita através da saliva do triatomíneo. II - Uma das apresentações da doença é o edema bipalpebral, conhecido como sinal de Romaña.
III - Resulta da infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi. IV - A forma aguda da doença de Chagas é mais frequentemente vista em adultos na quarta década de vida. V - Nos pacientes infectados, a reação de Machado Guerreiro é positiva. A quantidade de itens certos é igual a:
O fator reumatoide não é específico para a artrite reumatoide, sendo também visto em altos títulos em outras doenças. Qual das doenças abaixo tem a maior chance de apresentar um fator reumatoide positivo?
A glicose no fluido pleural está caracteristicamente baixa (menor que 60 mg/dl) nos derrames pleurais, em todas as seguintes situações, exceto: