Questões na prática

Psiquiatria

Durante consulta regular de acompanhamento em uma unidade básica de saúde a ilha de uma paciente de 78 anos, analfabeta, queixa-se de que sua mãe vem apresentando problemas de memória, com início há três meses. A ilha nega febre, alterações do ciclo sono-vigília, incontinência urinária ou viagens recentes. A paciente informa que é portadora de hipertensão arterial e diabetes melitus tipo 2 não insulino-dependente, fazendo uso de captopril e metformina em doses e intervalos adequados, conforme controles de níveis de pressão arterial e laboratoriais recentes. Nega história familial conhecida de distúrbios neurológicos ou demenciais. Nega tremor ou outros sintomas sugestivos de parkinsonismo, nega traumas ou quedas recentes. Dentre as condutas abaixo, qual deinitivamente NÃO deveria ser um dos passos diagnósticos frente à queixa de memória da paciente ?

A
Aplicar o mini-exame do estado mental (MEEM), e se escore for inferior a 24 pontos, iniciar memantina e ginkgo biloba.
B
Realizar investigação do humor (psico-afetiva) da paciente, identificando se a mesma preenche critérios para o diagnóstico de episódio depressivo maior.
C
Submeter a paciente a exame de imagem do sistema nervoso central (tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética).
D
Realizar exame neurológico completo, em busca de déicits neurológicos focais ou sinais de prévio comprometimento neurológico ou cognitivo
E
Submeter a paciente a exames laboratoriais, em busca de causas potencialmente reversíveis de demência (TSH, VDRL, deficiência de vitamina B12)
Em relação ao câncer do esôfago assinale a alternativa CORRETA:
Com relação à Hiperplasia Prostática Benigna, assinale a alternativa CORRETA:
Criança de 3 anos, com história ou crises convulsivas, em uso regular de fenobarbital dá entrada no Pronto-socorro com convulsão tônico clônico generalizada de duração maior do que15 minutos, segundo relato dos pais. Mãe refere que a criança não recebeu as últimas 2 doses da medicação. Qual é a sequência adequada de condutas para esse caso?
Você recebe em seu consultório, acompanhado pelos pais, recém-nascido com sete dias de vida, encaminhado para sua primeira consulta de puericultura. Mãe refere que paciente foi diagnosticado, durante o pré-natal, portador da Síndrome de Down (SD) por translocação. Os pais foram avaliados e a mesma translocação foi encontrada no cariótipo materno. Os pais trazem diversas dúvidas sobre os resultados dos cariótipos. A respeito desse achado, você pode corretamente afirmar:
Compartilhar