Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

Durante o acompanhamento da criança portadora de Síndrome de Down, deve-se observar a presença de malformações cardíacas, como por exemplo, CIA e CIV, assim como outras patologias que podem estar associadas a esta síndrome. Entre estas, assinale a alteração ortopédica mais frequente nestes pacientes:

A
Instabilidade atlantoaxial
B
Deslocamento da patela
C
Necrose da cabeça do fêmur
D
Luxação do ombro
Paciente do sexo masculino, 18 anos de idade, portador de hérnia inguinal bilateral não complicada. Nega outras patologias, tabagismo ou alergias. Nega internações ou cirurgias prévias. Histórico familiar de leucemia (irmã). Será submetido a tratamento operatório das hérnias inguinais sob bloqueio espinhal. Para uma adequada e segura avaliação pré-operatória serão necessários:
Considere as afirmações sobre depressão e demência no idoso: I - Na depressão, o início dos sinais e dos sintomas tem data precisa, enquanto na demência isto não é tão evidente. II - Na depressão, a queixa de perda cognitiva é enfatizada; na demência, minimizada. III - Tanto na depressão quanto na demência, a perda de memória é maior para a recente do que para a remota. Quais estão corretas?
Criança com dois anos de idade, atendida no pronto-socorro com quadro de dor e perda de força no membro superior direito há 1 hora. Mãe refere que a criança ia cair e ela a segurou pelo antebraço. Ao exame, o antebraço se encontra em extensão e pronado. A conduta recomendada é redução:
A proctossigmoidite inespecífica aguda pode ser tratada de maneira eficiente com os seguintes métodos, EXCETO:
Compartilhar