Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Durante o seu trabalho na unidade básica de saúde, você é contatado de emergência em virtude de um acidente: uma mulher de 35 anos acaba de ser atacada por um cão da raça pitbull, que resultou em mordeduras profundas nas mãos e antebraços. As pessoas que vieram ao seu socorro conseguiram conter o animal com pauladas. Desde então, o animal está desaparecido. No atendimento, você constata várias lesões inciso-contusas nas mãos e antebraços, algumas delas ultrapassando o tecido celular subcutâneo, bem próximas aos tendões das mãos e à articulação do cotovelo. O dono do pitbull, intimado a prestar esclarecimentos, alega que o cão é saudável, bem cuidado e vacinado anualmente contra a raiva. Ao avaliar a mulher, além da vacinação básica, a última dose de vacina antitetânica relatada foi aos 14 anos. Além de cuidados adequados com os ferimentos, a conduta mais adequada em relação ao caso seria (raiva humana/tétano/infecção secundária à mordedura):

A
Vacina vero 2 doses (0,3 dias após o acidente) e imunoglobulina antirrábica/três doses (0,1 e 2 meses após o acidente) da vacina dT/acompanhamento clínico após cinco dias.
B
Vacina vero 5 doses (0, 3, 7, 14 e 21 dias após o acidente), imunoglobulina antirrábica/uma dose de reforço da vacina dT e imunoglobulina antitetânica/amoxacilina + clavulanato durante cinco dias.
C
Vacina vero 2 doses (0,3 dias após o acidente), imunoglobulina antirrábica/três doses (0,1 e 2 meses após o acidente) da vacina dT/acompanhamento clínico após cinco dias.
D
Vacina vero 5 doses (0, 3, 7, 14 e 21 dias após o acidente), imunoglobulina antirrábica / uma dose de reforço da vacina dT/amoxacilina + clavulanato durante cinco dias.
E
Vacina vero 5 doses (0, 3, 7, 14 e 21 dias após o acidente)/uma dose de reforço da vacina dT e imunoglobulina antitetânica/penicilina G benzatina 1.200.000 UI dose única.
Analise as alternativas abaixo, acerca da síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético (SIADH). I. São uns dos achados essenciais para o diagnóstico da SIADH; a diminuição da osmolaridade efetiva (< 275 mOsm/Kg de água) e osmolaridade urinária > 100 mOsm/Kg de água durante hipotonicidade. II. Sódio urinário > 40 mmol/L com ingestão de sódio na dieta normal. III. Função tiroidiana e adrenal normais. E responda:
Heloísa, 24 anos, gesta III, para 0, aborto II (duas perdas fetais no 2º trimestre), atualmente na 34ª semana de gestação, procura a emergência com cólica, dores em membros inferiores e perda líquida há duas horas, sem sangramento. No exame obstétrico inicial, observa-se líquido amniótico claro e sem grumos saindo pela vagina. Nos membros inferiores nota-se trombose venosa profunda (TVP). Heloísa está agora com 6 cm de dilatação, colo 100% apagado,apresentação em plano“0” de De Lee, líquido de tinto de mecônio. BCF de 110 bpm e cardiotocografia não reativa. A conduta neste momento é:
Síndrome metabólica que acompanha a obesidade mórbida consiste:
Uma paciente de 56 anos é submetida a uma ileocolectomia direita devido à adenocarcinoma apendicular por uma incisão mediana infraumbilical, com anastomose íleo-cólica latero-lateral por sutura manual. Profilaxia de trombose venosa é instituída com heparina de baixo peso via subcutânea e antibioticoprofilaxia parenteral é iniciada na indução anestésica. Com a conduta correta, a paciente evolui bem e recebe alta. Meses após desenvolve distensão abdominal. Uma tomografia computadorizada de abdome mostra a presença de volumosa quantidade de líquido na cavidade peritoneal, formando coleções loculadas de densidade elevada. O tratamento inicial mais adequado neste caso é:
Compartilhar