Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Durante o seu trabalho na unidade básica de saúde, você é contatado de emergência em virtude de um acidente: uma mulher de 35 anos acaba de ser atacada por um cão da raça pitbull, que resultou em mordeduras profundas nas mãos e antebraços. As pessoas que vieram ao seu socorro conseguiram conter o animal com pauladas. Desde então, o animal está desaparecido. No atendimento, você constata várias lesões inciso-contusas nas mãos e antebraços, algumas delas ultrapassando o tecido celular subcutâneo, bem próximas aos tendões das mãos e à articulação do cotovelo. O dono do pitbull, intimado a prestar esclarecimentos, alega que o cão é saudável, bem cuidado e vacinado anualmente contra a raiva. Ao avaliar a mulher, além da vacinação básica, a última dose de vacina antitetânica relatada foi aos 14 anos. Além de cuidados adequados com os ferimentos, a conduta mais adequada em relação ao caso seria (raiva humana/tétano/infecção secundária à mordedura):

A
Vacina vero 2 doses (0,3 dias após o acidente) e imunoglobulina antirrábica/três doses (0,1 e 2 meses após o acidente) da vacina dT/acompanhamento clínico após cinco dias.
B
Vacina vero 5 doses (0, 3, 7, 14 e 21 dias após o acidente), imunoglobulina antirrábica/uma dose de reforço da vacina dT e imunoglobulina antitetânica/amoxacilina + clavulanato durante cinco dias.
C
Vacina vero 2 doses (0,3 dias após o acidente), imunoglobulina antirrábica/três doses (0,1 e 2 meses após o acidente) da vacina dT/acompanhamento clínico após cinco dias.
D
Vacina vero 5 doses (0, 3, 7, 14 e 21 dias após o acidente), imunoglobulina antirrábica / uma dose de reforço da vacina dT/amoxacilina + clavulanato durante cinco dias.
E
Vacina vero 5 doses (0, 3, 7, 14 e 21 dias após o acidente)/uma dose de reforço da vacina dT e imunoglobulina antitetânica/penicilina G benzatina 1.200.000 UI dose única.
Na doença do Hodgkin situação possível de definir a existência de “estágio inicial desfavorável” seria:
A Síndrome de Gilles de la Tourette, que frequentemente tem como comorbidade o transtorno obsessivo compulsivo e/ou o distúrbio da deficiência da atenção, com ou sem hiperatividade,está relacionada a:
Dentre os exemplos citados escolha aquele que usualmente evolui com mononeuropatia múltipla e predileção pelo envolvimento do facial:
O Índice de Massa Corporal (IMC) ou Índice de Quetelet é calculado pela relação entre:
Compartilhar