Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Durante plantão obstétrico, primigesta com idade gestacional cronológica de 39 semanas e 3 dias, idade ecográfica de 38 semanas +/- 1 semana, refere perda de líquido via vaginal há 6 horas. O exame especular não confirmou o diagnóstico de amniorrexe prematura. Em relação à confirmação diagnóstica, assinale a alternativa correta.

A
No teste do fenol vermelho, deixa-se um tampão vaginal por algum tempo na vagina, e após se instilarem algumas gotas do reagente nesse tampão, ele fica roxo.
B
Avaliação direta do pH não é um bom método, pois a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos positivos e negativos são muito baixos.
C
A presença de sangue não está associada à taxa de falso positivo com o teste do papel de Nitrazina e com o teste de fenol vermelho.
D
Teste do papel de nitrazina apresenta coloração azul quando em pH alcalino.
E
O líquido seminal não altera o teste da nitrazina.
Qual dos esquemas terapêuticos abaixo relacionados apresenta melhor eficácia e segurança para fumantes com cardiopatia isquêmica e dependência nicotínica grave, visando à cessação do tabagismo?
As principais características da Síndrome de West são:
Em relação a um paciente com olho vermelho, são apresentadas as seguintes assertivas: I. A iridociclite apresenta-se com ardência, prurido e secreção mucoide e ocorre, na maioria das vezes, em pacientes com história de exposição recente à substância alergênica; II. A conjuntivite bacteriana apresenta secreção mucopurulenta, conjuntivas lisas e inflamadas, com pontos vermelhos e sem adenopatia pré-auricular; III. A conjuntivite viral apresenta secreção mais fluida que na bacteriana, folículos translúcidos circundados por vasos sanguíneos e adenopatia pré-auricular. Qual é a alternativa CORRETA?
Paciente feminina, 46 anos, inicia em casa com diarreia e evolui para confusão mental. É trazida ao pronto-socorro. Está confusa (Glasgow = 14), febril (39ºC), FC = 148 bpm, PA = 80/40. É ressuscitada com volume e vasopressores. Cateter de artéria pulmonar antes do volume e vasopressores com PVC = 8, PAP = 28, PAPO = 12, DC = 9,8, IC = 4,9, IRVS = 600. (DC = débito cardíaco, IC = índice cardíaco, IRVS = índice de resistência vascular sistêmica, PVC = pressão venosa central, PAPO = pressão da artéria pulmonar ocluída, PAP = pressão média da artéria pulmonar) O diagnóstico diferencial do choque inclui:
Compartilhar