Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Durante reunião de avaliação da sua equipe, identifica-se que ectoparasitoses como a escabiose, a pediculose, a ftiríase e a tungíase vêm representando um problema de difícil controle na comunidade. Tomando como referência o manejo dessas condições, pode-se afirmar que:

A
Após o tratamento específico da escabiose com ivermectina em dose única, deve-se afastar o caso da escola ou do trabalho até 24 horas após o término do tratamento. No caso de paciente internado, recomenda-se o isolamento durante 24 a 48 horas após o término do tratamento.
B
O tratamento específico para pediculose com o uso de xampu de permetrina (5%) ou deltametrina (0,2%) deve ser realizado em aplicação única e repetição após sete dias. Como os piolhos podem viver até três dias em fômites, recomenda-se desinfestação mecânica e/ou química.
C
O tratamento da ftiríase pode ser realizado por meio de retirada manual dos parasitas com auxílio de vaselina. Uma alternativa, o tratamento específico com benzoato de benzila tópico, é bastante eficaz pela baixa toxidade e por atuar em todas as formas do parasita.
D
O tratamento da tungíase consiste na retirada das pulgas penetradas com uma agulha estéril e tratamento de infecções secundárias com antibiótico. Esse tratamento deve estar associado ao uso de antiparasitários por via oral, em especial o tiabendazol.
E
O tratamento de todas as ectoparasitoses discutidas pela equipe deve estar associado a medidas de melhoria das condições de higiene da família, basicamente: cuidado com utensílios domésticos, com roupas de uso pessoal ou de uso comum.
A colangite esclerosante, uma doença rara de causa ainda desconhecida, está associada a qual doença intestinal?
Sobre o rastreamento de câncer de próstata, segundo o Ministério da Saúde do Brasil, é certo que
Paciente 50 anos procura urologista com dúvidas sobre neoplasia de próstata. Marque a alternativa correta a respeito deste assunto:
O escopo da abordagem comunitária do médico de família foge do completo isolamento do consultório médico, envolvendo, também, ações de modificação do ambiente da comunidade, visando à promoção da qualidade de vida e à prevenção de doenças da população. Considerando esse contexto, Rafael, residente do 2º ano de medicina de família e comunidade, procurou auxílio da prefeitura para implantar um programa de incentivo à atividade física, na área geográfica de sua atuação, o qual incluía a revitalização da praça próxima ao posto, a implantação de academia ao ar livre e a pista de caminhada. Três vezes por semana, Rafael investia a 1ª hora de sua manhã organizando um grupo de caminhada e orientando a população na prática de exercícios físicos. Considerando a situação hipotética apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. Os exercícios resistidos são contraindicados para crianças, logo, na academia ao ar livre, devem-se afixar placas solicitando que elas não utilizem os aparelhos.
Compartilhar