Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Durante um exame físico de rotina, você encontra ao toque retal um lesão mucosa a cerca de 5 cm da margem anal. Após proceder a sua retirada e tendo recebido o anátomo- patológico que a descreve com um “pólipo adenomatoso” você:

A
tranquiliza seu paciente, pois ele está curado
B
solicita uma colonoscopia para investigar o restante do cólon e orienta-o para a necessidade de seguimento futuro
C
pesquisa toda a família do paciente, incluindo os filhos pois os adenomas são recessivos e ligados ao sexo
D
propõe a realização da cirurgia de Miles
E
não faria nada disso
Forma clínica da hanseníase, dita forma instável da doença, que se situa entre os tipos tuberculoide e virchowiano, e sendo instáveis quanto à sua resistência, alguns desses doentes somente irão definir sua forma clínica ao longo do tempo:
João, 18 anos, residente em Fortaleza, comparece à unidade de saúde após “picada” de escorpião há cerca de 4 horas. Apresenta dor local. Considerando que ele tem microalbuminúria, não teve evento isquêmico coronariano e não tem insuficiência cardíaca ou renal, qual a classe de anti-hipertensivo de escolha?
Dona Glória, 62 anos, viúva, prendas do lar procurou seu médico com queixa de dispneia para caminhar no plano, edema de MMII, “falta de ar que piora à noite, melhorando quando ela se levanta e vai para janela tomar ar”. Ao exame o médico verificou pressão arterial de 140/90mmHg, frequência cardíaca = 105bpm. Trouxe um RX de tórax realizado em serviço de urgência que revelava índice cardiotoráxico = 0,6 e edema pulmonar intersticial. Em relação aos exames complementares que o médico de família deverá solicitar, assinale a afirmativa INCORRETA:
Em relação à abordagem ao paciente com queimaduras, marque a alternativa INCORRETA:
Compartilhar