Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Durante um exame físico de rotina, você encontra ao toque retal um lesão mucosa a cerca de 5 cm da margem anal. Após proceder a sua retirada e tendo recebido o anátomo- patológico que a descreve com um “pólipo adenomatoso” você:

A
tranquiliza seu paciente, pois ele está curado
B
solicita uma colonoscopia para investigar o restante do cólon e orienta-o para a necessidade de seguimento futuro
C
pesquisa toda a família do paciente, incluindo os filhos pois os adenomas são recessivos e ligados ao sexo
D
propõe a realização da cirurgia de Miles
E
não faria nada disso
Na síndrome da revascularização, após desobstrução arterial aguda no membro inferior, o paciente
Um pilar importante do cuidado pediátrico é a prevenção. Os testes de triagem visam rastrear doenças antes que elas se apresentem clinicamente, com a finalidade de permitir uma intervenção oportuna, evitando ou minimizando os efeitos da evolução natural do agravo. Sobre a prevenção no cuidado pediátrico, considere as seguintes afirmativas: 1. O “teste do olhinho” (teste do reflexo vermelho) é o exame de rastreamento para anormalidades no segmento posterior do olho ou para opacidades e deve ser feito com oftalmoscópio, por oftalmologista treinado, antes que o recém-nascido receba alta da maternidade. 2. O “teste da orelhinha” (triagem auditiva neonatal) deve ser realizado em todos os recém-nascidos internados em UTI antes da alta hospitalar, e não apenas naqueles com indicativos de alto risco. 3. São fatores de risco para perda auditiva no recém-nascido: asfixia perinatal, hiperbilirrubinemia, meningite e hemorragia intraventricular. 4. O diagnóstico de hipotireoidismo congênito, uma das doenças rastreadas pelo “teste do pezinho”, é feito mediante dosagem de TSH em amostra de sangue em papel filtro e pode ser falso-positivo quando colhido antes de 48 horas de vida. 5. A incidência de perda auditiva em crianças é maior quando comparada com outras doenças de triagem universal, como a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a anemia falciforme ou a hiperplasia congênita de suprarrenal. Assinale a alternativa correta.
Um lactente do sexo masculino com um mês e dez dias de vida, vem encaminhado de outro serviço com quadro de choro intenso e movimentação limitada em membro superior direito. Houve uma única consulta de pré-natal aos dois meses de gestação. Ao exame físico, também se observou descamação nas palmas das mãos e plantas dos pés, além da palpação de fígado a 3,5 cm do RCD e baço a 2 cm do RCE. O exame radiológico evidenciou periostite em úmero direito. A melhor terapêutica, neste caso, é:
Em relação à Nutrição Enteral (NE) no paciente cirúrgico, considere as afirmativas: I - A NE preserva integridade da mucosa do trato gastrointestinal. II - A NE resulta em piora da função imunológica devido à maior produção de IgA. III - A NE está contraindicada na pancreatite aguda.
Compartilhar