Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Durante um exame físico de rotina, você encontra ao toque retal um lesão mucosa a cerca de 5 cm da margem anal. Após proceder a sua retirada e tendo recebido o anátomo- patológico que a descreve com um “pólipo adenomatoso” você:

A
tranquiliza seu paciente, pois ele está curado
B
solicita uma colonoscopia para investigar o restante do cólon e orienta-o para a necessidade de seguimento futuro
C
pesquisa toda a família do paciente, incluindo os filhos pois os adenomas são recessivos e ligados ao sexo
D
propõe a realização da cirurgia de Miles
E
não faria nada disso
Analise a seguinte situação: Um paciente de 17 anos que apresenta sinais clínicos de infecção da ferida operatória para uma ressecção de cisto tireoglosso que transcorreu sem intercorrência. Como tratamento, realiza a limpeza da ferida, promove a drenagem com todos os cuidados de assepsia e envia o material para cultura e antibiograma. Prescreve um antibiótico terapêutico, supondo que o germe é aquele que estatisticamente predomina neste tipo de infecção. Você escolheu antibiótico para o tratamento de infecção por:
Sobre a síndrome de dependência do álcool, é CORRETO afirmar que:
As neoplasias benignas do fígado são patologias relativamente comuns na população geral, e que podem ser diagnosticadas por exames modernos de imagem, como TC, RM e USG. Das patologias hepáticas abaixo, qual há indicação de ressecção cirúrgica de princípio?
A principal orientação teurapêutica para evitar exacerbações em pacientes portadores de asma crônica é utilizar:
Compartilhar