Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Durante uma colecistectomia videolaparoscópica, em uma paciente de 40 anos, assintomática, foi indicada e realizada uma colangiografia transoperatória. O resultado evidenciou um colédoco de 8mm com uma imagem sugestiva de cálculo em seu interior. Dentre as condutas abaixo relacionadas, qual a mais apropriada na condução deste caso?

A
Converter a cirurgia para uma cirurgia aberta e realizar a exploração das vias biliares.
B
Realizar uma litotripsia pós-operatória.
C
Observar.
D
Realizar uma exploração laparoscópica transcística do colédoco.
Com relação às hérnias de parede abdominal, assinale a alternativa incorreta:
A coarctação da aorta é uma má formação cardíaca que ocorre em aproximadamente 7% dos nascidos vivos com diagnóstico de cardiopatia congênita e pode estar associada a alguma síndrome. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa CORRETA para a síndrome a com maior frequência de associação à coarctação da aorta.
Homem de 35 anos de idade procurou o pronto-socorro com quadro de dor abdominal tipo cólica, acompanhada de náuseas e vômitos. Referiu episódios anteriores semelhantes que melhoraram com antiespasmódicos, além de episódio único de enterorragia em pequena quantidade. Negou cirurgias anteriores. Ao exame físico, notou-se lesões pigmentares mucocutâneas nos lábios e nos dedos da mão. Foi indicada a cirurgia que mostrou intussuscepção jejuno-jejunal. Qual a suspeita clínica?
O triângulo de Killian tem relação etiopatogênica com:
Compartilhar