Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Durante uma colecistectomia videolaparoscópica, em uma paciente de 40 anos, assintomática, foi indicada e realizada uma colangiografia transoperatória. O resultado evidenciou um colédoco de 8mm com uma imagem sugestiva de cálculo em seu interior. Dentre as condutas abaixo relacionadas, qual a mais apropriada na condução deste caso?

A
Converter a cirurgia para uma cirurgia aberta e realizar a exploração das vias biliares.
B
Realizar uma litotripsia pós-operatória.
C
Observar.
D
Realizar uma exploração laparoscópica transcística do colédoco.
Quanto ao diabetes gestacional, podemos afirmar:
O Triângulo de Hesselbach tem como limites superolateral, medial e inferior, respectivamente as seguintes estruturas anatômicas:
Paciente jovem, no 5º pós-operatório de hemicolectomia direita, apresenta febre de 39 ºC, taquipneia, taquicardia, parada de eliminação de gases e fezes, dor abdominal e distensão abdominal. A complicação pós-operatória em questão diz respeito a:
Menino de seis anos, branco, sem outras comorbidades, apresenta queixa de dor em virilha e face medial de joelho esquerdo há uma semana. Não se recorda de trauma que justifique a dor. Ao exame não se observa edema nem outros sinais flogísticos, apenas restrição da rotação interna e abdução do quadril esquerdo e marcha claudicante. Na radiografia de quadril observa-se aumento da densidade óssea na cabeça do fêmur. A principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar