Questões na prática

Pediatria

Oftalmologia

Durante uma consulta de puericultura, você observa um estrabismo convergente permanente no olho esquerdo de uma criança hígida de 10 meses de idade. Não há outras anormalidades ao exame físico. O peso, comprimento e o desenvolvimento neuropsicomotor estão adequados. A melhor conduta para este caso é:

A
encaminhar a criança sem demora para o oftalmologista pelo risco de desenvolvimento de ambliopia.
B
encaminhar a criança sem demora para o oftalmologista pelo risco de desenvolvimento de diplopia.
C
conduta expectante, pois a quase totalidade dos estrabismos convergentes resolvem-se espontaneamente até o final do 2° ano de vida.
D
conduta expectante, pois a quase totalidade dos estrabismos convergentes resolvem-se espontaneamente até o final do 5° ano de vida.
Menino de oito meses chega à Emergência por estar “muito paradinho”. Mãe informa que ele vem emagrecendo progressivamente após o desmame, aos seis meses. Ao exame físico, paciente em estado grave, desnutrido (-3DP), letárgico, hipotérmico, com enchimento capilar lentificado (> 3 segundos), icterícia, púrpura e hepatoesplenomegalia dolorosa. A conduta imediata mais recomendada nesse caso consiste em dar início a:
Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, previamente hígida, foi submetida à ultrassonografia abdominal devido a queixas dispépticas vagas. No exame foi mortalidade devido à indução no lobo hepático direito, com dois centímetros de diâmetro. Qual o diagnóstico MAIS provável?
Assinale a alternativa incorreta:
Quanto à recuperação de criança desnutrida, assinalar a alternativa INCORRETA.
Compartilhar