Questões na prática

Pediatria

Oftalmologia

Durante uma consulta de puericultura, você observa um estrabismo convergente permanente no olho esquerdo de uma criança hígida de 10 meses de idade. Não há outras anormalidades ao exame físico. O peso, comprimento e o desenvolvimento neuropsicomotor estão adequados. A melhor conduta para este caso é:

A
encaminhar a criança sem demora para o oftalmologista pelo risco de desenvolvimento de ambliopia.
B
encaminhar a criança sem demora para o oftalmologista pelo risco de desenvolvimento de diplopia.
C
conduta expectante, pois a quase totalidade dos estrabismos convergentes resolvem-se espontaneamente até o final do 2° ano de vida.
D
conduta expectante, pois a quase totalidade dos estrabismos convergentes resolvem-se espontaneamente até o final do 5° ano de vida.
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. A principal complicação do divertículo de Meckel é a necrose intestinal. O divertículo de Meckel é a anormalidade congênita mais comum do intestino delgado.
O aneurisma de aorta está associado a todas as condições abaixo, EXCETO:
O íleo meconial é uma causa de obstrução intestinal no período neonatal. A quase totalidade desses recém-nascidos se enquadra no diagnóstico de:
Paciente, 35 anos, do sexo masculino, foi diagnosticado com aneurisma de aorta abdominal infra-renal de 4,5 cm no seu maior diâmetro. O tratamento mais indicado para esse paciente será:
Compartilhar