Durante uma visita domiciliar, você se depara com um caso de acidente com animal peçonhento. Como o tratamento baseia-se em soroterapia específica, é fundamental a identificação do animal agressor, seja por seu reconhecimento direto, seja por meio de um quadro clínico, uma vez que as características fisiopatogênicas das peçonhas de ofídios do mesmo gênero são semelhantes. Dentro do processo de caracterização etiológica dos acidentes ofídios, os sinais e sintomas de aparecimento precoce esperados são:
A
Dor imediata, edema e rubor locais, bradicardia e diarreia nos acidentes por serpentes do gênero Lachesis.
B
Dor imediata, edema e rubor locais (com choque nos casos graves) nos acidentes por serpentes do gênero Crotalus.
C
Dor imediata intensa, sinais locais discretos e hemoglobinúria nos acidentes por serpentes do gênero Latrodectus.
D
Ptose palpebral bilateral (fácies miastênica), oftalmoplegia e paralisia velopalatina nos acidentes por serpentes do gênero Bothrops.
E
Aumento do tempo de coagulação, insuficiência renal aguda e hemorragias nos acidentes por serpentes do gênero Micrurus.
Outras questões
No sangramento abundante das lesões hepáticas grau V, podemos empregar uma manobra na tentativa de controlar ou diminuir a perda sanguínea do paciente. Essa manobra é executada colocando-se uma pinça vascular delicada através do forame de Winslow em direção à margem do ligamento hepatoduodenal. A denominação é dessa manobra é: (Referência: GAMA RODRIGUES, J. J.; MACHADO, M. C. C.; RASSLAN, S. - Clínica Cirúrgica FMUSP. Editora Manole 2008).
Duas semanas após a realização de uma colecistectomia laparoscópica, uma paciente de 30 anos apresenta-se ictérica. O exame ultrassonográfico do abdome revela leve dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas com imagem ecogênica produzindo sombra acústica localizada no colédoco distal. A melhor conduta nesse caso é:
Paciente de sexo feminino com 70 anos apresenta dor contínua em quadril direito, que é também referida em face interna de coxa e joelho e com restrição dos movimentos do quadril em questão. Tem diagnóstico clínico de artrose de articulação coxofemural. Que alterações são esperadas no RX do quadril?
Criança de 3 anos com história de seis dias de hipertermia, ao exame físico apresenta conjuntivite, queilite, linfonodomegalia cervical, exantema em troncos, mãos e pés. A hipótese diagnóstica e a conduta terapêutica específica são, respectivamente: