Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Neurologia

Nefrologia

Durante uma visita domiciliar, você se depara com um caso de acidente com animal peçonhento. Como o tratamento baseia-se em soroterapia específica, é fundamental a identificação do animal agressor, seja por seu reconhecimento direto, seja por meio de um quadro clínico, uma vez que as características fisiopatogênicas das peçonhas de ofídios do mesmo gênero são semelhantes. Dentro do processo de caracterização etiológica dos acidentes ofídios, os sinais e sintomas de aparecimento precoce esperados são:

A
Dor imediata, edema e rubor locais, bradicardia e diarreia nos acidentes por serpentes do gênero Lachesis.
B
Dor imediata, edema e rubor locais (com choque nos casos graves) nos acidentes por serpentes do gênero Crotalus.
C
Dor imediata intensa, sinais locais discretos e hemoglobinúria nos acidentes por serpentes do gênero Latrodectus.
D
Ptose palpebral bilateral (fácies miastênica), oftalmoplegia e paralisia velopalatina nos acidentes por serpentes do gênero Bothrops.
E
Aumento do tempo de coagulação, insuficiência renal aguda e hemorragias nos acidentes por serpentes do gênero Micrurus.
Qual antibiótico abaixo cobriria bem boa parte das enterobactérias e anaeróbios?
Uma paciente de 60 anos com classe IV de insuficiência cardíaca congestiva sistólica deveria usar (escolha a MELHOR associação):
Um paciente de 65 anos diagnosticado recentemente com atrite reumatoide consulta por anemia de 6 meses de evolução. O hemograma mostra um Hb: 8.5 g/dl; VCM: 68 l; leucócitos 7.250; plaquetas: 230.000/mm3; ferro 32mcg/dl (N 50-150); ferritina: 500 ng/dl (N 20-250). Qual poderia ser a hipótese MAIS apropriada para esta anemia?
Paciente masculino, de 51 anos apresenta-se ao pronto socorro relatando um episódio de hematêmese há 2 horas, com aproximadamente 200 ml de volume. Nega melena. Nega doença péptica ou uso de anti-inlamatórios não esteroides. Nega etilismo. Ao exame clínico apresenta-se consciente, com pressão arterial 110/68mmhg, pulso 115bpm, frequência respiratória 18 mrm, hipocorado, sem sinais de irritação peritoneal. A respeito do caso apresentado assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar