Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Neurologia

Nefrologia

Durante uma visita domiciliar, você se depara com um caso de acidente com animal peçonhento. Como o tratamento baseia-se em soroterapia específica, é fundamental a identificação do animal agressor, seja por seu reconhecimento direto, seja por meio de um quadro clínico, uma vez que as características fisiopatogênicas das peçonhas de ofídios do mesmo gênero são semelhantes. Dentro do processo de caracterização etiológica dos acidentes ofídios, os sinais e sintomas de aparecimento precoce esperados são:

A
Dor imediata, edema e rubor locais, bradicardia e diarreia nos acidentes por serpentes do gênero Lachesis.
B
Dor imediata, edema e rubor locais (com choque nos casos graves) nos acidentes por serpentes do gênero Crotalus.
C
Dor imediata intensa, sinais locais discretos e hemoglobinúria nos acidentes por serpentes do gênero Latrodectus.
D
Ptose palpebral bilateral (fácies miastênica), oftalmoplegia e paralisia velopalatina nos acidentes por serpentes do gênero Bothrops.
E
Aumento do tempo de coagulação, insuficiência renal aguda e hemorragias nos acidentes por serpentes do gênero Micrurus.
De acordo com a classificação das lesões obstrutivas das artérias dos membros inferiores do TASC, elas são classificadas pelas letras A, B, C, D. Lesões múltiplas caracterizadas por estenoses ou oclusões, cada uma menor ou igual a 5 cm, são classificadas como TASC:
Em relação à síndrome nefrótica, considere as assertivas abaixo quanto a sua veracidade: I- é caracterizada por edema, proteinúria acima de 3,0 g/dia, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia. Nos casos severos, há um estado de hipercoagulabilidade que pode levar a trombose venosa profunda. II- o surgimento de edema é insidioso e, na avaliação do sedimento urinário, é comum o aumento do número de células (leucócitos e eritrócitos). III- a causa mais comum na infância é a glomerunefrite por lesões mínimas. Está indicado o tratamento inicial com corticoesteroide, sendo a biópsia renal indicada somente para os que não respondem ao tratamento. Assinale a alternativa correta:
A NPT (nutrição parenteral total) NÃO é indicada em:
Em relação à anemia falciforme, responda a afirmativa correta.
Compartilhar