Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

É a causa mais frequente de morte materna por infecção puerperal:

A
infecção de parede.
B
rotura uterina.
C
lacerações não corrigidas do canal do parto.
D
aborto séptico.
E
retenção de restos placentários.
Durante uma apendicectomia por apendicite grau III houve contaminação grosseira da pele com secreção purulenta. O cirurgião optou por fechar a incisão nos planos musculares e aponeuróticos, iniciar antibioticoterapia e fazer curativos estéreis diariamente. Após 5 dias, ele realizou a síntese da pele. Qual o nome desse procedimento?
O Calendário Básico de Vacinação preconiza duas doses de reforço para a vacina:
Deu entrada no pronto-socorro às 3 horas da manhã, um paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, presidiário, trazido por agentes penitenciários informando que o paciente estava com diarreia, febre, cãimbras musculares e dificuldade para dormir. Os policiais relataram que o mesmo está preso há 10 dias, por uso e tráfico de drogas. Ao exame foi observado: Taquicardia, hipertensão arterial, febril, agitação, miose, creção de pelos, lacrimejamento e rinorreia. Qual o provável diagnóstico?
Os marcadores séricos tumorais, como a alfafetoproteina e o antígeno carcinoembrionário são cada vez mais usados na propedêutica da massas neoplásticas. De modo geral, ainda que não sejam usados no diagnóstico inaugural, seu uso atinge a que objetivo?
Compartilhar