Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

É a causa mais frequente de morte materna por infecção puerperal:

A
infecção de parede.
B
rotura uterina.
C
lacerações não corrigidas do canal do parto.
D
aborto séptico.
E
retenção de restos placentários.
Homem de 67 anos, hipertenso e diabético chega ao PS com hemiparesia direita há 1 hora. Exame físico: pulso: 84 (irregular), PA:150 x 80 mmHg; glicemia capilar: 116 mg/dL; neurológico: escala de Glasgow: 15, hemiparesia completa direita e heminegligência. O restante do exame é normal. No eletrocardiograma há fiblilação atrial, e a tomografia de crânio e exames de sangue estão dentro da normalidade. Admitindo-se que não há qualquer contraindicação, nas primeiras 24 horas, é correto prescrever:
Homem de 18 anos apresenta quadro de artrite em joelho esquerdo há 2 dias. A punção evidenciou um líquido turvo, com 100.000 células/mL sendo 87% de neutrófilos, sem a presença de cristais. Pode-se afirmar, que mais provavelmente, trata-se de quadro de:
Paciente submetido à esofagectomia há dez dias. Queixa-se de dispneia e rigidez torácica. Radiografia do tórax revelou derrame pleural extenso. Submetido à drenagem torácica com a obtenção de líquido de aspecto leitoso. A conduta inicial é:
Homem, 80 anos de idade, saudável previamente, deu entrada às 19 horas no pronto-socorro, confuso e sonolento. Acompanhante relatou que o mesmo almoçou e foi dormir durante uma hora, como faz todos os dias, porém, acordou nesse estado e mantém-se assim até o momento. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar