Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

É a principal causa de abdome agudo na gravidez:

A
perfuração gástrica.
B
diverticulite aguda.
C
apendicite.
D
colecistite.
E
pancreatite.
Mulher de 57 anos, tabagista e hipertensa, com história de infarto do miocárdio há 2 anos, está em avaliação pré-operatória para realização de gastrectomia. Questionada sobre suas atividades diárias, a paciente relatou que executa trabalhos domésticos corriqueiros: varre a casa, lava a louça; porém relata dispneia ao subir um lance de escada. Levando em conta equivalentes metabólicos (METs), qual a sua capacidade funcional esperada?
Uma criança comparece ao ambulatório para uma consulta de puericultura. Durante o exame, ela senta sem apoio, fica na posição de engatinhar, não fica em pé sozinha, transfere objetos de uma mão para outra, consegue segurar objetos pequenos entre as pontas dos dedos indicador e polegar, balbucia, esboça estranhamento quando examinada. Qual a idade estimada para a criança?
Mulher de 76 anos é internada por broncopneumonia. Faz-se o diagnóstico de delirium. É provável que, no exame psíquico desta paciente, encontremos a consciência, o pensamento e a atenção espontânea, respectivamente:
Uma senhora de 28 anos, com 35 semanas de gestação, procura atendimento médico por dor anal aguda, associada a sangramento vivo. Não tem comorbidades. Está em bom estado geral. Frequência cardíaca: 86 batimentos por minuto. O exame proctológico mostra dois mamilos hemorroidários externos, às 3 e às 7 horas, com sinais de trombose. Conduta inicial:
Compartilhar