Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

É atendido na emergência, lactente de quatro meses acompanhado de sua mãe com história de queda acidental do colo há duas horas. Foi diagnosticada fratura na diáfise do fêmur em espiral. Diante da suspeita consistente de maus-tratos, a atitude imediata correta será:

A
notificar o Conselho Tutelar.
B
convocar o Serviço Social para manter sob vigilância esta família.
C
convocar outros familiares para certificar-se da veracidade da história.
D
após afastar o diagnóstico de fratura patológica, notificar o Conselho Tutelar.
Qual dos antidepressivos abaixo apresenta contraindicação para glaucoma aberto?
Um senhor de 62 anos de idade, agricultor, natural e procedente de Juazeiro (Bahia), etilista de 2 doses de aguardente por dia e tabagista de fumo de corda (não sabe informar a quantidade, mas tem o costume de mascar o fumo quando não está fumando), queixa-se de afta na língua há 3 meses. Trata-se de ferida de, aproximadamente, 1 cm, à esquerda, que não melhorou com o uso de pomada receitada pelo farmacêutico. Há 1 mês, notou íngua abaixo da mandíbula, também à esquerda, dolorosa e endurecida de, aproximadamente, 2 cm. Principal hipótese diagnóstica:
Paciente masculino, 76 anos de idade, apresentando dosagem do antígeno prostático específico (PSA) de 19 ng/ml, exame de toque retal com próstata pétrea, biópsia de próstata com adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3), ressonância magnética de abdome inferior com adenomegalia ilíaca de 2 cm e cintilografia óssea com lesão osteoblástica em quinta vértebra lombar. Com relação à melhor opção terapêutica para esse paciente, assinale a alternativa correta.
Lactente com 2 meses de vida, sexo masculino, em consulta puericultura você identifica hérnia inguinal e hidrocele. Quanto à orientação aos pais, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar