Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

É atendido na emergência, lactente de quatro meses acompanhado de sua mãe com história de queda acidental do colo há duas horas. Foi diagnosticada fratura na diáfise do fêmur em espiral. Diante da suspeita consistente de maus-tratos, a atitude imediata correta será:

A
notificar o Conselho Tutelar.
B
convocar o Serviço Social para manter sob vigilância esta família.
C
convocar outros familiares para certificar-se da veracidade da história.
D
após afastar o diagnóstico de fratura patológica, notificar o Conselho Tutelar.
Na infecção pela bactéria Bordetella pertussis, o hemograma apresenta:
Uma criança de 4 anos chega à emergência do Hospital Universitário no colo da mãe, cianótica, com padrão respiratório tipo gasping, arresponsiva, FC = 40, sem pulsos periféricos e centrais palpáveis. Que sequência de conduta é mais aceitável?
Uma mulher de 40 anos chega à emergência do HUWC depois de uma queda enquanto saía do ônibus sentindo forte dor no braço direito. O exame físico sugere fratura do úmero, confirmada após exame radiológico. Ela consegue estender o antebraço no cotovelo, mas seu movimento de supinação parece enfraquecido e seu aperto de mão é muito fraco comparado ao da mão esquerda. Percebe-se que ela está incapaz de estender o punho, permanecendo a mão caída. Na paciente, fez-se exame de função muscular nas articulações interfalangea distal (ID), interfalangea proximal (IP) e metacarpofalangea (MF). Qual das opções abaixo apresenta os achados esperados na presença de paralisia do nervo radial?
A respeito dos mecanismos de retrocontrole responsáveis pela regulação do ciclo mestrual, verifica-se que:
Compartilhar