Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

É característica inequívoca das neoplasias malignas.

A
Apresentam frequentemente crescimento lento.
B
Crescimento expansivo com formação de cápsula.
C
Presença de células gigantes tipo Langhans.
D
Metástase.
E
Serem sempre bem diferencidas.
Que alteração é frequentemente encontrada no exame de fundo de olho em paciente com pré-eclâmpsia?
Recém-nascido a termo de parto vaginal apresentou vômitos e fezes sanguinolentas no segundo dia de vida. O exame clínico do recém-nascido não revelou qualquer outra anormalidade. As fezes diluídas em solução salina e centrifugadas produziram um sobrenadante de cor rósea. O sobrenadante tratado com uma solução de hidróxido sódio a 1% sofreu alteração de coloração, apresentando coloração amarelo-pardacento. Qual é o diagnóstico mais provável?
Considerando que um paciente de 45 anos de idade seja portador de câncer gástrico tipo 3 na classificação de Borrmann e tenha indicação cirúrgica, julgue o seguinte item. No caso em apreço, se a opção cirúrgica for uma gastrectomia total, as seguintes artérias serão seccionadas: gástrica direita e esquerda, gastroepiploica direita e esquerda e artérias gástricas curtas.
Homem com 22 anos procura atendimento por sentir dor no joelho direito. Refere que o quadro iniciou há 2 semanas, após uma partida de futebol, e informa uma sensação de instabilidade do membro inferior direito. A dor não se intensifica com a manobra da gaveta anterior. Qual a causa mais provável?
Compartilhar