Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

Hematologia

É causa de anemia por deficiência de ferro:

A
Hemossiderose pulmonar
B
Infecção pelo Helicobacter pylori
C
Doença de Crohn
D
Insuficiência pancreática
E
Síndrome da alça cega
Paciente, 50 anos, hipertenso sob tratamento farmacológico, evolui com fibrilação atrial de alta resposta ventricular revertida quimicamente a ritmo sinusal, no pronto atendimento. Seu eletrocardiograma, após cardioversão, revela sobrecarga ventricular esquerda e ritmo sinusal. Nesse caso, qual a droga mais indicada para a manutenção do ritmo sinusal?
Paciente do sexo feminino, 50 anos, comparece ao consultório médico para avaliação de osteoporose. Sem queixas no momento. Menopausa desde os 39 anos, sem terapia de reposição hormonal. Nuligesta. Nega tabagismo e etilismo. Antecedentes pessoais: asma brônquica na infância, com uso de corticoide por longos períodos. Nega outras patologias. Antecedentes familiares: pai hipertenso, mãe dislipêmica e portadora de osteoporose. Ao exame físico: IMC: 21 kg/m2, PA:120 x 80 mmHg, FC: 84 bpm, tiroide normopalpável; demais, sem alterações. Assinale a alternativa INCORRETA.
Menino de 4 anos é levado à Unidade Básica de Saúde e os pais referem que há alguns dias ele tem acordado com edema em volta dos olhos. No decorrer do dia, o edema se acumula nas pernas e períneo. Ao exame físico, encontra-se em anasarca e com pressão arterial dentro da normalidade. O exame de urina revela proteinúria 3+, 5 hemácias/campo, cilindros hialinos e granulosos. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Menina com 1 ano de idade é levada ao pediatra com história de febre há 2 dias, escurecimento da urina e irritabilidade. Ao exame não são observados sinais de infecção de vias aéreas, e a criança apresenta-se febril. A urocultura, colhida em condições ideais, revela-se positiva para Escherichia coli. Além da terapêutica antimicrobiana e das uroculturas para controle, recomenda-se:
Compartilhar