Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

É causa de Hipernatremia:

A
Diarreia
B
Vômitos
C
Diabete Insípido
D
Hipotireoidismo
E
Diuréticos tiazídicos
Uma criança de 10 semanas de vida é trazida para avaliação de seu desenvolvimento neuromotor no ambulatório de Pediatria. Está em muito bom estado geral, sem intercorrências clínicas desde o nascimento. Nasceu com 3300 g, 50 cm de comprimento e Apgar 9/10. Dos achados abaixo, aquele que não é usual nessa fase é:
A etiologia da hérnia inguinal na infância está relacionada à:
Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. Todas as alternativas abaixo seriam contraindicações absolutas para Sr. Pedro iniciar de forma lenta e gradual um programa de atividade física, EXCETO:
Em um paciente de 54 anos, realizou-se uma tomografia computadorizada do tórax e encontrou-se incidentalmente um nódulo pulmonar solitário, com dois centímetros de diâmetro, circunscrito ao lobo superior do pulmão direito. Qual das condutas abaixo não deve ser tomada?
Compartilhar