Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

É INCORRETO sobre a síndrome nefrótica:

A
Presença de proteinúria.
B
Ocorrência de hipoalbuminemia.
C
Presença de edema.
D
Aumento da lipase lipoproteica.
E
Hiperlipidemia.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. A dosagem de glicemia de jejum é mandatória em pacientes com colelitíase, em decorrência da levada prevalência de intolerância à glicose nesses pacientes.
Uma paciente de 32 anos de idade, vítima de acidente automobilístico com trauma abdominal fechado, é levada a um pronto-socorro. O médico constata que a paciente está inconsciente, sem pulso central e apneica. Ao iniciar manobras de reanimação cardiorrespiratória, constata-se a presença de atividade elétrica sem pulso (AESP). Qual a causa mais provável da AESP na paciente descrita?
Quanto à Insuficiência Venosa Crônica (IVC), assinale a alternativa CORRETA.
Em um paciente com queimadura de face e tórax, sofridas no decorrer de um incêndio, e que apresenta chamuscamento de vibrissas nasais, suspeitou-se de lesão inalatória por fumaça. A broncoscopia solicitada revelou apenas hiperemia das vias aéreas e presença de fuligem infraglótica. A gasometria mostrou PaO2 = 90 mmHg e PaCO2 = 30 mmHg. A conduta inicial, nesse caso, deve incluir:
Compartilhar