Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Hepatologia

É internado um homem de 48 anos para investigação diagnóstica de ascite tensa, sendo realizada paracentese diagnóstica. A análise do líquido ascítico mostra pH = 8,0, glicose = 80 mg/dl, proteínas = 3,5 g/dl e albumina = 2,3 g/dl. A dosagem da albumina sérica é de 3,8 g/dl. Frente a estes achados, a hipótese diagnóstica mais provável é:

A
cirrose hepática.
B
pericardite constritiva.
C
peritonite tuberculosa.
D
carcinomatose peritoneal.
Criança de 1 ano e 6 meses é trazida à consulta devido a aumento de volume em região inguinal direita quando chora. Exame físico evidencia aumento de volume em região inguinoescrotal direita com "sinal da seda" presente. É CORRETO afirmar que:
Mensalmente você atende os pacientes de uma comunidade rural remota do município de Cascavel, interior do Ceará. Em um dos dias de atendimento, você atende um senhor de 72 anos de idade, agricultor, com queixa de hipoacusia há 6 meses. À otoscopia é mostrada na figura abaixo. (VER IMAGEM) Qual a conduta para esse caso?
Mãe traz filho de 10 meses de vida para exame de rotina na Unidade de Saúde da Família. Diz que não realizou o pré-natal e que o parto normal ocorreu na 35a semana de gestação. A imagem abaixo (VER IMAGEM) foi obtida do fundo de olho direito da criança, e sugere:
Homem de 65 anos, refere forte dor nas costas, lipotimia e falta de ar há 6 horas. Nega traumas locais. AP: ex-tabagista, parou há 1 ano. EF: PA = 190 x 120 mmHg, descorado 3+/4. CK-MB e eletrólitos: normais. ECG: normal. AngioTC: imagem a seguir. (Conforme imagem do caderno de questões) O diagnóstico é
Compartilhar