Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Reumatologia

É sabido que a síndrome mielodisplásica pode evoluir para leucemia mieloide aguda, probabilidade que pode ser estimada através de um sistema internacional de pontuação diagnóstica. Assinale a opção que contempla duas variáveis que integram aquele sistema:

A
Esplenomegalia e blastos na medula óssea.
B
Cariótipo e hiperuricemia.
C
Citopenias e cariótipo.
D
Blastos no sangue periférico e medula fibrótica.
E
Plaquetas gigantes na medula e citopenia
Dentre as alternativas abaixo, qual é fator reconhecidamente de pior prognóstico para o carcinoma epidermoide na cabeça e pescoço e justifica uma maior agressividade na tratamento adjuvante:
Paciente de 18 anos procura ginecologista referindo ciclos menstruais de 2 em 2 meses, hirsutismo discreto na face e mastalgia. O exame ginecológico pélvico se encontra normal. Dosagens de gonadotrofinas hipofisárias apresentam-se aumentadas. Ultrassonografia mostra ovários discretamente aumentados com presença de inúmeros cistos em sua superfície. Em relação ao provável tratamento desta paciente, qual das drogas abaixo não é utilizada?
Mulher de 22 anos de idade procura ginecologista apresentando turvação visual, concomitante oligomenorreia e galactorreia. Dosagem de prolactina de 105ng/ml. Exame de mama com presença de leite à expressão, ausência de nódulos. Exame ginecológico normal. Dos exames abaixo, qual seria importante para o diagnóstico?
Um recém nascido de 7 dias é trazido pela mãe à consulta de caso novo. Ela conta que o pai está com tuberculose “ativa” e que iniciou tratamento há 1 semana. Dormem em um quarto único. O RN nasceu no interior de São Paulo e não tomou nenhuma vacina na maternidade. A medida mais eficaz para protegê-lo da tuberculose é:
Compartilhar