É sabido que a síndrome mielodisplásica pode evoluir para leucemia mieloide aguda, probabilidade que pode ser estimada através de um sistema internacional de pontuação diagnóstica. Assinale a opção que contempla duas variáveis que integram aquele sistema:
A
Esplenomegalia e blastos na medula óssea.
B
Cariótipo e hiperuricemia.
C
Citopenias e cariótipo.
D
Blastos no sangue periférico e medula fibrótica.
E
Plaquetas gigantes na medula e citopenia
Outras questões
Qual o músculo intrínseco da laringe que é inervado pelo nervo laríngeo superior?
Homem, com 45 anos de idade, apresenta-se em consulta ambulatorial com miocardiopatia dilatada idiopática, insuficiência cardíaca em classe funcional II e fração de ejeção de VE estimada em 30% por ecocardiograma recente. Faz uso regular de digoxina, enalapril e diuréticos. Devido a sintomas de palpitações, exame de Holter é realizado e demonstra a presença de 22.000 extrassístoles ventriculares em 24 horas. Também ocorreram 4 salvas de taquicardia ventricular não sustentada (com até 6 batimentos de duração). Qual a sua recomendação para o tratamento deste paciente?
Mulher, com 30 anos de idade, há 2 meses apresenta quadro de palpitações, insônia, irritabilidade, aumento do número de evacuações e perda de peso. Ao exame físico: bom estado geral, descorada +/4+, tiroide aumentada 3 vezes, sem nódulo palpável. Tem hiperemia conjuntival, edema e retração de pálpebras. Ausculta cardíaca normal, frequência cardíaca de 116 bpm e PA 135 x 85 mmHg. Tremor de extremidades presente. Exames laboratoriais: TSH < 0,03 µm/l (VN: 0,5 a 4,5); t4 livre 4,2 ng/dl (VN: 0,7 a 1,5). Hemoglobina 11,2 g%, leucócitos 6200, plaquetas 180.000. Cintilografia de tireoide com captação difusamente aumentada. Qual a hipótese diagnóstica e a conduta neste momento?
Homem, com 35 anos de idade, procura atendimento médico por apresentar aumento progressivo da região cervical à direita, há 30 dias. Nega febre, emagrecimento, tosse ou dispneia e dor no local da massa. Ao exame, massa cervical anterior direita, mal delimitada, aderida a planos profundos, consistência endurecida, com cerca de 8 centímetros no seu maior diâmetro. Restante do exame físico normal, exceto pelo aumento da amígdala direita (cerca de 4 vezes maior do que a esquerda). Podemos afirmar que a principal hipótese diagnóstica é de: