Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

É uma característica do líquor típico na neurotuberculose:

A
Pleocitose discreta a moderada e hipoproteinorraquia.
B
Predomínio linfomocitário e hiperglicorraquia.
C
Pleocitose aumentada e hipoproteinorraquia.
D
Hiperglicorraquia e hiperproteinorraquia.
E
Predomínio linfocitário e hiperproteinorraquia.
Apesar de originalmente elaborada com o objetivo de normatizar estudos científicos sobre a Artrite Reumatoide, a classificação do American College of Rheunatology é frequentemente utilizada para fins de diagnóstico definitivo da condição. Uma das opções abaixo NÃO apresenta corretamente um dos sete critérios diagnósticos estabelecidos. Assinale-a:
As pancreatites agudas possuem uma ampla variabilidade de gravidade clínica e prognóstico associado, havendo desde quadros de apresentação mais branda, com bom prognóstico, até quadros muito graves, de elevadíssima mortalidade. Ao longo das quatro últimas décadas, diversos critérios e escalas, como a escala de Ranson, a classificação de Balthazar, o escore APACHE II e as dosagens de interleucinas tem sido aplicados ou especificamente desenvolvidos com o fim de estratificar a gravidade e definir o prognóstico dos pacientes vitimados por tal condição. Abaixo são listadas cinco opções de critérios prognosticadores, sendo que uma delas NÃO representa um dos critérios incluídos na escala de Ranson. Assinale esta opção.
Em uma fratura da pelve tipo “livro aberto”, com instabilidade hemodinâmica aguda na urgência, qual a melhor conduta a ser tomada:
Gestante de 30 anos procura o pré-natal de alto risco devido a abortos de repetição. Idade gestacional de cinco semanas. Gesta=VI; Para=I; Aborto=IV. Refere que o seu único parto foi prematuro devido à pré-eclampsia e que, durante aquela gestação, apresentou oligodramnia. Seus abortos foram todos espontâneos em torno da 8ª semana de gestação. Possui passado de trombose venosa profunda. Com base na história obstétrica e patológica pregressa podemos afirmar que:
Compartilhar