Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Hematologia

Edson, 11 anos, chegou à emergência do IJF com suspeita de abdome agudo. Em uma das opções, o hemograma pode fornecer evidências do quadro. Por favor, marque-a:

A
Aumento do número de linfócitos atípicos.
B
Presença de esferócitos
C
Leucopenia
D
Ausência de eosinófilos
Com relação aos critérios anatômicos e clínicos, existe indicação para a cirurgia de revascularização miocárdica nos pacientes:
Paciente do sexo feminino, 25 anos, 50 kg, é admitida em Pronto-Socorro com queimaduras de 3° grau em 18% da superfície corporal, de 2° grau em 32% da superfície corporal, e de 1° grau em 20% da superfície corporal. A administração de líquidos nas primeiras oito horas após a queimadura, pela fórmula de Parkland, será no volume total de:
Menina de 18 meses de idade apresenta dor intensa no membro superior direito após ter sido bruscamente erguida pelo antebraço. Exame físico: dor à palpação, ausência de movimentos de flexão e manutenção do cotovelo em pronação. A hipótese diagnóstica mais provável para o caso é:
Paciente masculino com 9 anos de idade e dor abdominal há 3 dias em flanco direito e irradiando-se para fossa ilíaca direita há 24 horas, dor em cólica com períodos de melhora , afebril, com vômitos e alguns episódios de dor. Exame físico abdome: rha+; indolor; Blumberg negativo; punho percussão lombar normal. Pediatra assistente solicita Ultrassom (US) abdominal, hemograma e Exame Qualitativo de Urina (EQU). US e hemograma normais; EQU: nitrito negativo; hemoglobina ++ ; hemácias 30 por campo; leucócitos 3 por campo; flora bacteriana discreta. Qual a conduta necessária para elucidação do caso acima?
Compartilhar