Questões na prática

Preventiva

“Elemento-chave na constituição dos sistemas nacionais de saúde, com capacidade de influir nos indicadores de saúde e com grande potencial regulador da utilização dos recursos de alta densidade tecnológica, garantindo o acesso universal aos serviços que tragam reais benefícios à saúde da população”. (CONASS, Coleção Progestores, 2011). Essa definição pode ser claramente aplicada para a:

Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. O coagulograma completo é dispensável, a menos que haja história pessoal ou familial de coagulopatia ou hepatopatia, em operações de grande porte ou vasculares e em pacientes que fazem uso de drogas que possam alterar a coagulação.
Paciente proveniente de Goiás apresenta disfagia progressiva e perda ponderal. Reação de Machado-Guerreiro positiva. Realizado esofagografia que demonstrou dilatação do esôfago de 8 cm e retenção do contraste. É correto afirmar que:
Durante o processo de reanimação neonatal,
Mulher com 20 anos de idade procura o pronto-socorro, acompanhada de seus pais, com queixas de taquicardia, dispneia, sensação de sufocamento, tontura e tremores há aproximadamente uma hora. A cliente relatou que estava tranquilamente em sua residência assistindo televisão, quando subitamente sentiu um desconforto, com os sintomas aqui relatados, que duraram aproximadamente vinte minutos. A remissão completa ocorreu anteriormente à sua chegada ao pronto-socorro. Embora a paciente estivesse muito preocupada de correr risco de morte, sua mãe informou que nas últimas três semanas esse quadro ocorreu por três vezes, sendo atendida nesse mesmo hospital, onde houve uma investigação clínica, sem a constatação de qualquer alteração. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar