Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Hepatologia

Em 1988 morre o famoso cartunista Henfil, contaminado pelo vírus da aids em transfusões sanguíneas necessárias ao controle da hemofilia. Somente após 13 anos, em 2001, foi aprovada a “Lei Betinho” que normatiza o controle do sangue em nosso país. Esta lei define, entre outras, a obrigatoriedade da triagem clínica de doadores. Uma vez coletado o sangue do doador, a etapa seguinte se fundamenta na triagem laboratorial com o objetivo de identificar doenças potencialmente transmissíveis. Das enfermidades avaliadas através destes testes de triagem, aquela que apresenta o maior período de janela imunológica é:

A
aids.
B
hepatite C.
C
tuberculose.
D
toxoplasmose.
Mulher de 55 anos em uso crônico de anti-inflamatório não esteroidal apresenta quadro de hemorragia digestiva alta vultosa. Após a estabilização hemodinâmica, realizou endoscopia que mostrou úlcera na 1ª porção duodenal, na parede posterior, recoberta por grande coágulo. Neste momento foi tratada com injeção de adrenalina. A paciente permaneceu sob observação rigorosa, quando em menos de 24 horas apresentou hipotensão e enterorragia. Qual o procedimento melhor indicado para esta paciente?
Qual a conduta abaixo NÃO está indicada nos casos de atonia uterina?
Menino, 2 anos, compareceu à emergência vomitando, após ter ingerido todo o vidro de suplemento de ferro. Pela quantidade ingerida, é estimado que ele tenha tomado cerca de 20 mg/kg de ferro elementar. Qual dos agentes quelantes deve ser administrado?
Lactente, 10 meses, previamente hígido foi internado com meningite. Liquor: diplococo gram-positivo. É mais provável que na cultura do liquor seja identificado:
Compartilhar