Em 2005 foram publicadas as novas Diretrizes Para Abordagem e Tratamento da Parada Cardíaca e Respiratória. Com base nesta Diretriz marque a alternativa CORRETA das apontadas abaixo:
A
no tratamento da fibrilação ventricular deve-se aplicar um choque e a seguir iniciar as medidas de compressão torácica e respiração.
B
o ritmo cardíaco deve ser verificado imediatamente após o choque.
C
a ventilação de resgate sem compressão torácica deve ser realizada com uma frequência de 20 a 24 respirações por minuto.
D
a dose selecionada para aplicar o choque para desfibriladores monofásicos é de 200 J, aumentando para 300 J e até chegar em 360 J.
E
após a colocação de um tubo traqueal, para verificar o posicionamento correto o primeiro ponto a ser verificado é a região epigástrica.
Outras questões
Menino, 13 anos, obeso, apresenta dor no joelho direito e claudicação do membro inferior há 3 meses. O quadro piora aos esforços e, nas últimas semanas, se acompanha também de dor no quadril homolateral. Ao exame, há rotação externa e encurtamento do membro inferior direito. Qual o diagnóstico mais provável?
A respeito da avaliação do abdome de pacientes com trauma abdominal contuso e instabilidade hemodinâmica, são apresentadas as afirmativas abaixo. I- A realização de lavado peritoneal é contraindicada em gestantes com suspeita de lesão diafragmática. II- A ecografia abdominal tem sensibilidade diminuída na presença de enfisema subcutâneo e em obesos. III- A tomografia computadorizada é o exame que apresenta maior especificidade, devendo ser utilizado na suspeita de lesão visceral. Qual é a alternativa correta?
O PNI (Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde) prevê a administração rotineira na infância de vacinas contra as seguintes doenças:
Homem de 72 anos de idade acompanhado de sua esposa procura assistência médica com queixa de “perda de memória”. Refere que guarda as chaves do carro e não se recorda depois do local, tem dificuldade de aprender novas tarefas, como usar o celular que ganhou do filho e que, às vezes, durante conversa não consegue lembrar-se do nome de pessoas sobre a quais gostaria de tecer um comentário. A esposa não tem observado dificuldades no dia a dia do paciente e refere que ele continua desempenhando suas tarefas como antes. Quanto ao caso clínico é correto afirmar que: (MEEM = Miniexame do Estado Mental)