Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em 2005 foram publicadas as novas Diretrizes Para Abordagem e Tratamento da Parada Cardíaca e Respiratória. Com base nesta Diretriz marque a alternativa CORRETA das apontadas abaixo:

A
no tratamento da fibrilação ventricular deve-se aplicar um choque e a seguir iniciar as medidas de compressão torácica e respiração.
B
o ritmo cardíaco deve ser verificado imediatamente após o choque.
C
a ventilação de resgate sem compressão torácica deve ser realizada com uma frequência de 20 a 24 respirações por minuto.
D
a dose selecionada para aplicar o choque para desfibriladores monofásicos é de 200 J, aumentando para 300 J e até chegar em 360 J.
E
após a colocação de um tubo traqueal, para verificar o posicionamento correto o primeiro ponto a ser verificado é a região epigástrica.
Uma mulher de 47 anos relata que há 2 anos apresenta diminuição gradativa do desejo sexual, sendo que nos dois últimos meses o quadro ficou mais grave. Nega uso de medicamentos ou doenças crônicas conhecidas. Assinale a alternativa correta:
Com relação aos tumores Pediátricos, é correto afirmar:
Uma paciente de 45 anos após duas visitas ao médico em um intervalo de tempo de duas sema­nas apresentou níveis tensionais de 146/94 mmHg. Não apresenta dislipidemia ou diabetes, não há evi­dência de doença aterosclerótica e não sabe relatar sua história familiar. No momento assintomática. Com base nos dados acima qual seria sua opção de manejo inicial desta paciente?
Lactente de 3 meses e meio de idade é levado ao Pronto Atendimento com queixa de vômitos e irritabilidade. A mãe refere que ele apresenta regurgitação pós-mamadas há 2 meses, com piora no último mês. De acordo com o relato materno, “após quase todas as mamadas a criança chora e se joga para trás, regurgita e quer mamar novamente”. Às vezes dorme bem à noite, até por 5 horas seguidas, mas na última semana tem acordado com maior frequência, a cada 2 horas, chorando. Nega febre ou recusa alimentar. Evacuações e urina normais. Ao exame físico: peso e estatura no score Z-1 (pela carteira de vacinação ao nascimento, com 1 e 2 meses de idade, o peso e a estatura estavam no escore Z-0). Bom estado geral, calmo, corado, hidratado, afebril. Fontanelas normais, orofaringe e otoscopia normais. Exame dos campos pleuropulmonares e do precórdio sem anormalidades. Abdome globoso, com ruídos hidroaéreos normais, flácido, indolor, sem massas ou visceromegalias. Considerando os dados apresentados, qual é a melhor hipótese diagnóstica para o caso?
Compartilhar