Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Em 2007, o país vivenciou duas situações epidêmicas: a Febre Amarela, na região Centro Oeste, e a Dengue, na cidade do Rio de Janeiro. O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, de abril de 2008, apresentava os seguintes dados sobre as duas doenças, relativos ao período de janeiro a março de 2008: Febre Amarela: 70 casos suspeitos notificados, 40 confirmados, entre os quais, 21 óbitos. Ocorrência em áreas silvestres da região Centro-Oeste (38) e Paraná (02). Dengue: 120.413 casos de dengue clássica notificados e 647 casos de dengue hemorrágica, com 48 óbitos. Casos distribuídos nacionalmente, com altas taxas de incidência nos Estados do Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro. Sobre esses eventos, é correto afirmar:

A
Os principais fatores explicativos da epidemia de febre amarela relacionam-se ao ambiente e ao hospedeiro; quanto à dengue o cenário social e a estrutura do sistema de saúde são igualmente importantes
B
A identificação dos surtos foi possível pela intervenção da mídia
C
A dengue hemorrágica, pelos dados apresentados, é a condição de maior letalidade
D
As duas condições são transmitidas pelo mesmo vetor e, portanto, possuem os mesmos mecanismos de controle e prevenção
E
As doenças transmissíveis, embora ainda prevalentes no país em localidades específicas, serão erradicadas com a mudança do perfil demográfico e o desenvolvimento tecnológico do país
São medicações de primeira linha no tratamento medicamentoso de um paciente tabagista:
Paciente portador de tumor do mediastino com achado laboratorial de alfatetoproteína elevada, o diagnóstico mais provável é:
Uma maratonista após um período prolongado de treinamento notou dor ao nível do antepé direito, progressiva, que piorava durante o treino matinal e melhorava com o repouso. Qual a suspeita clínica mais provável, e qual(is) o(s) métodos(s) diagnóstico(s) a serem solicitado(s)?
As crises convulsivas febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes, cerca de 5% das crianças apresentam crises febris, sendo classificadas como típicas e atípicas. Qual alternativa apresenta uma característica das crises atípicas?
Compartilhar