Em 2008, o Ministério da Saúde realizou a maior campanha de vacinação do mundo: o objetivo foi de vacinar cerca de 70 milhões de pessoas. Quanto à vacinação contra rubéola, podemos afirmar:
A
a campanha nacional de 2008 teve como objetivo vacinar as mulheres em idade fértil.
B
a campanha nacional de 2008 objetivava também vacinar os homens entre 20 e 39 anos em todo o território nacional.
C
a vacinação contra rubéola está contraindicada em puerperas em aleitamento exclusivo.
D
A vacina contra rubéola é feita nas crianças aos 12 meses junto com sarampo e coqueluche.
E
A vacina contra rubéola deve ter um reforço em torno dos 5 anos.
Outras questões
Uma jovem de 22 anos realiza em seu consultório, pela primeira vez, a citologia oncótica de Papanicolaou. Ela tem vida sexual ativa há 5 anos e relata 3 parceiros sexuais nesse período. O exame ginecológico é normal, entretanto o resultado da citologia revela a presença de lesão intraepitelial escamosa de alto grau, identificada como NIC II, sem a presença de células endocervicais no esfregaço. A conduta mais apropriada para o seguimento dessa paciente é:
Escolar de 8 anos de idade é levado ao pronto-socorro com queixa de 24 horas de febre, cefaleia e vômitos. Ao exame físico observa-se sonolência e presença de rigidez de nuca. Liquor evidenciando 380 leucócitos, com 70% de polimorfonucleares, glicose de 22 mg/dl e proteínas de 65 mg/dl. Quais os agentes etiológicos prováveis para o caso?
Criança de 4 anos é trazida para atendimento por ser contato de adulto tuberculoso. Seu avô de 65 anos, que reside no mesmo domicílio que o menor está com tuberculose pulmonar bacilífera, em tratamento com esquema I do Ministério da Saúde há dois meses. A criança apresenta-se assintomática, com raio X de tórax normal e Prova Tuberculínica (PPD) de 13 mm. Qual a conduta mais adequada a ser tomada com essa criança?
Em relação à síndrome de West (espasmo infantil), considere as seguintes afirmativas: 1. Usualmente se inicia entre os 4 e 8 anos. 2. O eletroencefalograma mostra hipoarritmia. 3. As crises podem ser controladas com corticosteroides (ACTH). 4. O tratamento precoce controla as crises em mais de 90% dos casos. Assinale a alternativa correta.