Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Em 85% dos traumatismos torácicos apenas observação ou drenagem é realizada. Toracotomia de emergência será necessária quando:

A
Drenagem inicial pelo tubo de 1.000 ml de sangue.
B
Após drenagem inicial, débito de 250 ml por hora pelo dreno.
C
Se foi lesão por arma de fogo de grosso calibre.
D
Lesão de ducto torácico.
E
Ferida aberta torácica
Em relação ao fenômeno de Raynaud, é possível afirmar: I- É uma sensibilidade idiopática ao frio. II- Pode estar associado à esclerose sistêmica, síndrome costoclavicular e macroglobulinemia. III- Pode ocorrer nos operadores de martelete pneumático. Marque a alternativa correta.
Paciente do sexo masculino, 45 anos, com história de cólicas nefréticas de repetição há pelo menos 10 anos. Vem à consulta com os seguintes exames: creatinina plasmática- 0,9 mg/dl, cálcio sérico- 9,0 mg/dl e urina de 24 horas com volume de 1800 ml, cálcio urinário- 380 mg/dia (valor de referência- até 300 mg/dia) e citratúria de 589 mg/dia (valor de referência- acima de 320 mg/dia). Todas as medidas abaixo podem ser utilizadas no tratamento, EXCETO:
Em relação ao esôfago de Barrett, assinale a alternativa errada:
Um paciente do sexo feminino com 37 anos procura o consultório com uma cefaleia latejante de moderada intensidade hemicraniana há 1 dia, acompanhada de náuseas, vômitos e fotofobia. A paciente refere episódios semelhantes, ocasionais desde a adolescência e apresenta história familiar de cefaléia semelhante na mãe. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar