Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Em aproximadamente 15% das mulheres, o primeiro episódio de enxaqueca pode ocorrer durante a gestação. Assinale a afirmativa correta em relação à conduta a ser adotada nessa situação.

A
A amitriptilina pode ser utilizada na profilaxia das crises recorrentes de enxaqueca.
B
A ergotamina pode ser utilizada nas crises de enxaqueca com aura.
C
Os triptanos podem ser utilizados, pois o seu potencial teratogênico está bem estabelecido.
D
Opioides não devem ser utilizados nas crises severas de enxaqueca.
E
A medida não farmacológica como a acupuntura não é uma boa opção.
Paciente de 60 anos, portador de cirrose hepática (Child B) foi encaminhado ao ambulatório de Cirurgia Geral para tratamento de uma hérnia umbilical, que no momento lhe está causando dor. Este paciente faz uso de espironolactona 25mg/dia para o tratamento de ascite. Ao exame notamos um anel herniário de cerca de 4cm, com um conteúdo encarcerado e uma pequena úlcera na pele. Dentre as condutas abaixo relacionadas, qual a mais apropriada para o caso?
A hérnia de Spiegel:
A cardiopatia congênita cianogênica mais frequente no período neonatal é:
Heloísa, 24 anos, gesta III, para 0, aborto II (duas perdas fetais no 2º trimestre), atualmente na 34ª semana de gestação, procura a emergência com cólica, dores em membros inferiores e perda líquida há duas horas, sem sangramento. No exame obstétrico inicial, observa-se líquido amniótico claro e sem grumos saindo pela vagina. Nos membros inferiores nota-se trombose venosa profunda (TVP). O exame adequado para confirmar TVP é:
Compartilhar