Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Doenças Respiratórias

Em atividades de rotina, você e sua equipe concluem o diagnóstico de tuberculose pulmonar em um casal recém-ingresso em um domicílio de sua área de referência. Trata-se dos pais de um recém-nascido. Você inicia o tratamento com tuberculostáticos e paralelamente avaliam os contatos. Em relação à criança, a conduta indicada será:

A
Iniciar quimioprofilaxia com a isoniazida na dose de 10 mg/kg de peso, por um período total de 6 meses, com posterior avaliação por meio da realização do PPD.
B
Realizar imediatamente a vacinação com BCG para reduzir as chances da criança desenvolver formas bastante graves da tuberculose, como a meningoencefalite.
C
Iniciar o tratamento com o esquema RIP, com doses ajustadas para o peso da criança, por um período de 6 meses, reavaliando posteriormente com radiografia de tórax.
D
Acompanhar a criança clinicamente durante todo o primeiro ano de vida e, paralelamente, programar a realização do esquema básico de vacinação para tuberculose.
E
Iniciar isoniazida durante 3 meses e reavaliar posteriormente com o PPD para definir se a isoniazida é mantida por mais de 3 meses ou se é suspensa, com a realização do BCG.
Com base nos conhecimentos sobre fisiopatologia da hipertensão portal, qual a ação desejada para estancar hemorragia digestiva alta:
Em relação as hepatites virais é correto afirmar que:
Na sala de parto, o pediatra deve estar atento para a perda excessiva de calor pelo recém-nascido. A razão mais provável da perda de calor logo após o nascimento é:
Quais estruturas anatômicas constituem a “pata de ganso” no joelho:
Compartilhar